O conceito de pertencimento vai além de um simples sentimento de integração. Ele está diretamente ligado à ideia de se sentir aceito, reconhecido e valorizado em diferentes espaços – seja na família, no ambiente de trabalho ou na sociedade. 

Mas e dentro das empresas familiares, como esse sentimento pode ser abordado e trabalhado com os futuros sucessores?

No último dia 12 de novembro de 2024, o Bradesco Global Private Bank realizou no Hotel Rosewood, em São Paulo, a 10ª edição do New Gen Connection, evento anual desenvolvido especialmente para as novas gerações de clientes. 

Apresentado pelo ator e comediante Gabriel Louchard, o evento teve como tema principal o Pertencimento (belonging) e reuniu, ao longo do dia, convidados nacionais e internacionais para discutir o nosso papel no mundo, na família e nos negócios. 

2024 11 12 BRADESCO NEW GEN 227

O diretor executivo do Bradesco, Guto Miranda, destacou a importância do senso de pertencimento para a transformação da realidade do país e do mundo, missão que será capitaneada pelas novas gerações, e como o Bradesco Global Private Bank pode contribuir nesse processo. 

“Nosso papel é ajudar na construção de uma comunidade na qual os laços entre as pessoas sejam fortalecidos e as trocas de ideias e experiências, favorecidas. Estamos aqui para dar suporte e apontar possibilidades de sinergia,” disse.

Radha Agrawal, a criadora e CEO do Daybreaker, disse que o pertencimento é um item essencial para a sobrevivência humana, assim como as necessidades fisiológicas e de segurança, que aparecem na tão estudada pirâmide de Maslow. 

(O Daybreaker é um movimento global de dança, música e bem-estar matinal voltado para empresas.)

“A melhor forma de combater a epidemia de solidão que hoje assola o mundo é a construção de uma comunidade, isto é, um espaço no qual você experiencia pertencimento, que é aquele sentimento de estar em casa, de se sentir visto, apoiado, conectado,” disse ela, que foi uma das keynotes do SXSW deste ano.

Em outro momento, o escritor, professor e especialista em comportamento e sustentabilidade, André Carvalhal, e a historiadora e consultora de diversidade, equidade e inclusão, Caroline Sodré, deram dicas de boas práticas para que os futuros líderes possam fazer a diferença.

Entre essas práticas estão a importância de ser questionador e de se reinventar durante o percurso profissional, aprendendo e adquirindo bagagem com os acontecimentos.

Já a CEO da consultoria FutureFuture e especialista em comportamento do consumidor e novas tecnologias, Daniela Klaiman, disse que é muito importante não esquecer de olhar para o amanhã, já que o mundo está mudando e um bom líder precisará estar ligado às novas tendências.

Para exemplificar, Daniela trouxe alguns pontos que precisarão da atenção nos próximos 5 anos, como a crise financeira, que deve continuar; as mudanças climáticas, que vão se intensificar; as guerras descentralizadas; o perigo da pós-verdade e a necessidade de se cuidar cada vez mais da saúde mental e do bem-estar.

Outro destaque do evento foi o bate-papo com Dudu Barrichello, piloto da Stock Car, e Bruno Bonifácio, piloto da Porsche Cup, driver coach e apresentador do MGB Podcast, sobre o ambiente de trabalho no automobilismo. 

Ele falou da importância de criar uma boa relação com a equipe, com os mecânicos e com os patrocinadores e a importância de todos confiarem uns nos outros para conquistarem os objetivos. 

“A pressão que a gente está sentindo na largada pode ser parecida com a que você sente antes de um vestibular, antes de uma entrevista de empregou ou antes de assumir os negócios da família,” disse Bruno, comparando o funcionamento das equipes com empresas.

Podcast especial 

Ainda durante o evento, o palco virou cenário para o Podcast Insights. 

O Banker Arthur Arraes recebeu a especialista de wealth planning do Bradesco Global Private Bank, Poliana Simas, e a CEO do Grupo Europa, Manuella Curti, para falar sobre pertencimento familiar e a importância de as famílias empresárias conversarem sobre as questões de sucessão o quanto antes. 

“É preciso trazer o assunto pra pauta, tentar entender como essa tomada de decisão pode ser um pouco mais participativa, olhar para o futuro, como a empresa se vê daqui pra frente,” disse Poliana.

Para encerrar o New Gen Connection de 2024, Guilherme Leal, vice-presidente de wealth do Bradesco, foi convidado ao palco. 

“Acreditamos que cada cliente é único e que cada geração traz uma riqueza de perspectivas e potenciais. Nosso compromisso é construir um ambiente onde todos se sintam acolhidos, respeitados e empoderados para alcançar seus objetivos,” disse.  

O Bradesco Global Private Bank conta com uma plataforma de conteúdo exclusiva para as novas gerações, que inclui eventos, talks, mentorias para preparar as novas gerações para os desafios dos próximos anos – sejam eles à frente de uma empresa familiar ou iniciando uma jornada totalmente nova. 

“O futuro é promissor e conte com o Bradesco para trilhar o seu caminho,” disse Leal.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir