Um conteúdo
O Banco Central e a CVM divulgaram agendas regulatórias com a intenção de tratar diversos assuntos de interesse para o mercado. Temas como Drex, tokenização, criptoativos, open finance, inteligência artificial (IA), identidade digital e até o Pix estão na pauta do dia.
George Marcel Smetana, especialista em Pesquisa e Inovação do inovabra, explicou, em entrevista ao Insights, o podcast do Bradesco, que o Drex vai oferecer uma nova plataforma para operações financeiras. Além disso, ele complementa, o Drex não nasceu para concorrer com o Pix.
“Isso é muito importante que as pessoas entendam. Você não vai utilizar o Drex para pagar alguém, mas para liquidar transações com ativos digitais,” disse Smetana.
Uma outra inovação, que não é exclusiva do mercado financeiro, é o uso extensivo da inteligência artificial. No Bradesco, isso não apenas otimizou os processos internos, os chamados back offices, mas também melhorou a experiência do cliente, por exemplo, ao interagir com serviços do banco.
“Usando IA generativa, a gente conseguiu agilizar o atendimento, porque, ao invés da pessoa ir lá procurar um documento, entre centenas, que tenha a resposta para o questionamento do cliente, a gente fala para a IA generativa: ‘Qual é a resposta para essa pergunta do meu cliente final?’ E ela, em milésimos de segundos, traz essa resposta. A acurácia que nós tivemos foi na casa ali de 80%, 90%”, explicou Fernando Freitas, head de inovação do Bradesco, também durante o Insights.
Já sobre o Open Finance, os entrevistados do Podcast avaliaram que a plataforma está em fase de maturação no Brasil.
O País está entre as três maiores economias do mundo no sistema financeiro aberto, com 28 milhões de usuários. A iniciativa permite o compartilhamento das informações do cliente, de forma autorizada por ele próprio, pela instituição onde ele tem relacionamento para outra de sua escolha, com a possibilidade de ele conseguir produtos financeiros mais vantajosos e mais adequados às suas necessidades. As informações que podem ser compartilhadas foram definidas e regulamentadas pelo Banco Central, considerando a segurança e o consentimento dos usuários.
Sobre segurança, outro tema inovador discutido no programa foi o da Identidade Digital.
“Já parou pra pensar, por exemplo, quantos logins e senhas cada um de nós aqui tem para acessar serviços na internet?,” Freitas questiona.
Marcel esclareceu que a Identidade Digital permite associar a um usuário “credenciais verificáveis” emitidas e assinadas digitalmente por entidades confiáveis do mercado, dando autenticidade às informações a serem apresentadas pelo usuário e mais agilidade em processos de onboarding e de atualização cadastral, por exemplo.
“A identidade digital simplifica um monte de coisas, mas ela sozinha não prova que você é quem você diz ser. Alguém pode ter roubado o seu celular com as suas credenciais,” analisa Marcel. O especialista do inovabra explica, portanto, que a identidade digital precisa ser combinada com outros fatores de segurança, como biometrias e padrões de comportamento, para ser mais confiável.
Por fim, o Podcast abordou assuntos relacionados às criptomoedas e a duas tecnologias que já estão em uso no mercado, mas que ainda podem ter ampliada sua aplicação: o blockchain, que permite o registro imutável das informações, o carimbo de tempo e o compartilhamento transparente delas entre duas ou mais partes, além da programabilidade com contratos inteligentes (“smart contracts”) e a tokenização, que é a criação de uma representação digital de um ativo em uma plataforma, com seus atributos, regras de negócio e controle do seu ciclo de vida.
“Essas tecnologias trazem diversos benefícios como a padronização da representação e tratamento dos ativos, facilitam a interoperabilidade, aumentam a segurança e tornam muito mais simples a verificação e validação das informações. Isso traz uma eficiência muito grande para o mercado,” disse Fernando Galdi, head de inovação e estratégia da Bradesco Asset e apresentador do episódio do Insights.
O Podcast do Bradesco está disponível, toda quarta-feira, nas principais plataformas de áudio do Brasil, no YouTube do Bradesco e, no Instagram, no perfil @podcast.insights.