Faltou combinar com os russos.

A CSN acabou não levando nenhuma das duas siderúrgicas nos EUA — que pertencem ao grupo russo Severstal — nas quais estava interessada.

Benjamin SteinbruchO Severstal anunciou hoje que está vendendo as duas plantas — uma em Mississippi, outra em Michigan — para as empresas americanas AK Steel e Steel Dynamics, por um total de 2,33 bilhões de dólares.

Os acionistas da CSN se preocupavam com o risco de Benjamin Steinbruch fazer esta aquisição num momento em que a CSN já se encontra muito endividada.

No mês passado, a siderúrgica comunicou ao mercado que estava estudando a viabilidade da aquisição, mas não está claro que tenha feito uma oferta. A CSN tem uma planta no estado de Indiana, mas tem olhado todos os ativos à venda nos EUA.

É pelo menos a segunda vez que a CSN tenta comprar ativos nos EUA e não chega ao fim do processo.

No ano passado, Steinbruch tentou comprar uma siderúrgica no Alabama que pertencia à ThyssenKrupp. A planta acabou vendida para a ArcelorMittal e a Nippon Steel por 1,55 bilhão de dólares.

Curiosamente, uma das compradoras de hoje, a Steel Dynamics, também já foi alvo de aquisição da CSN há muitos anos, mas Steinbruch recuou quando viu que o negócio só sairia num preço salgado.

De acordo com o Valor, Steinbruch ainda estaria negociando a compra da Gallatin Steel, uma produtora de aços planos no Kentucky que pertence à Gerdau e à ArcelorMittal.