Para o Yahoo, o IPO do Alibaba foi como ganhar na loteria.
O Yahoo era dono de 524 milhões de ações do Alibaba, vendeu 120 milhões e ainda tem 16,3% da empresa chinesa.
Quando os investidores analisam as ações do Yahoo com uma metodologia chamada “soma das partes”, eles vêem o seguinte:
O Yahoo vale hoje 40,7 bilhões de dólares, de acordo com o preço de fechamento de sexta-feira na Bolsa Nasdaq.
O que está embutido neste preço?
1) O caixa que o Yahoo vai receber pela venda de suas ações do Alibaba no IPO: 10,5 bilhões de dólares.
2) A participação de 35% que o Yahoo tem no “Yahoo Japan”. Se fosse vendida a preços de mercado, essa participação valeria 5 bilhões de dólares. (A conta, feita pelo site americano Business Insider, já é líquida dos impostos que o Yahoo teria que pagar na venda.)
3) O Yahoo ainda tem 401 milhões de ações do Alibaba, que valem cerca de 25 bilhões de dólares, depois de pagar impostos na venda (e assumindo que a ação do Alibaba negocia a US$90 na Bolsa. A ação fechou a US$93,89 na sexta-feira , o primeiro dia de negociação). Detalhe: alguns analistas acham que o Yahoo conseguiria evitar pagar impostos se esperar um ano para vender as ações, fizer a venda em Hong Kong e mantiver o dinheiro na Ásia, sem repatriar o dinheiro para os EUA. Neste cenário mais ‘agressivo’, a participação valeria 35 bilhões de dólares…
Como a soma dos fatores acima dá 40,5 bilhões de dólares, e o Yahoo vale, na Bolsa, 40,7 bilhões, isso quer dizer que o mercado atribui um valor de quase zero ao negócio do Yahoo, que, assim como o Google, é um negócio de busca e publicidade. O negócio de publicidade do Yahoo tem uma geração de caixa (EBITDA) de cerca de 1 bilhão de dólares por ano.