A B&Partners, holding que controla a BFerraz, acaba de comprar uma participação minoritária na Snack, uma empresa que cria e administra canais no Youtube para marcas como Guaraná Antarctica, Boticário e Magazine Luiza. A transação inclui ainda uma opção para comprar o controle nos próximos anos.
A Snack é uma das poucas empresas brasileiras homologadas pelo Youtube para administrar múltiplos canais simultaneamente. Nos Estados Unidos, o peer mais conhecido é a Maker Studios, que surgiu em 2010 e foi adquirida quatro anos depois pela Disney por US$ 500 milhões (hoje, a empresa se chama Disney Digital Network).
A Snack faturou R$ 20 milhões ano passado e espera dobrar o faturamento este ano. A rede tem uma audiência de mais de 200 milhões de views por mês.
Está é a quinta aquisição da B&Partners desde que Bazinho Ferraz vendeu sua participação no Grupo ABC (onde era sócio desde 2006 junto com Nizan Guanaes e Guga Valente) e recomprou a agência que leva seu nome. Outras aquisições incluem a Just a Little Data, New Vegas, Score e Ablab.
Hoje, a Snack opera três frentes de negócio. A primeira é a criação de canais originais no Youtube em parceria com influenciadores e num modelo de revenue share. Ela cuida de 12 canais nesse formato, cada um com cerca de 1 milhão de inscritos. O de maior alcance é o Ilha de Barbados, no qual Rafinha Bastos, PC Siqueira e Cauê Moura discutem temas do universo masculino.
A segunda frente é a Amazing Pixel, que administra 35 canais de terceiros. A Snack cobra uma mensalidade para fazer a gestão do canal, da interlocução com o Youtube a treinamentos de criação de conteúdo e acesso ao seu braço comercial.
Mas o filé mignon é o negócio de branded content, que responde por 80% da receita da agência. A Snack desenvolve canais no Youtube para grandes marcas, e depois cuida de toda a produção dos vídeos, desde o roteiro até a direção. Hoje, ela atende clientes como a Ambev, Magazine Luiza, Ri Happy e Boticário.
“O mercado de social vídeo tem crescido muito no Brasil e no mundo e a Snack é uma das maiores especialistas nisso,” Bazinho Ferraz disse ao Brazil Journal. “Dos 20 maiores canais de marcas no Youtube da América Latina, seis são da Snack.”
O grande case de sucesso é o Coisa Nossa, o canal que a agência criou para o Guaraná em meados do ano passado e hoje é o canal de marcas brasileiras com o maior engajamento no Youtube. Nos últimos 90 dias, foram mais de 1,6 milhão de comentários, curtidas e compartilhamentos em suas publicações. O segundo colocado, o canal da Apple Brasil, teve cerca de 300 mil no mesmo período.
A Snack também é a responsável pelo canal ‘Desejo de Make’, criado para o Boticário, pelo ‘Toyzera’, da RiHappy, e até pelo canal da TNT, algo contraintuitivo considerando que ela é uma empresa focada em entretenimento audiovisual.
“No ambiente das redes sociais se você não agir como um creator não vai dar certo, porque seu conteúdo não vai ser levado a sério e você estará condenado ao desprezo,” diz Vitor Knijnik, o fundador da Snack. “Essa é uma transformação muito grande e as marcas não tiveram treinamento para isso e nem tempo pra se adaptar.”
Bazinho foi sócio de Nizan Guanaes no Grupo ABC, onde chegou a ter 13% do capital. Em 2015, quando a empresa foi vendida para a Omnicom para dar saída ao Kinea, ele vendeu sua participação e recomprou o controle da BFerraz. Dois anos depois, criou a B&Partners para fazer aquisições de agências inovadoras.
Ele diz estar negociando com mais quatro agências e deve anunciar outras duas aquisições em breve, provavelmente de agências que atuam nos segmentos de ecommerce e de ‘first-party data’ (empresas que trabalham com grandes bases de dados).
Agora, o publicitário está no meio de um roadshow para levantar novos recursos que financiem as próximas aquisições e uma expansão internacional das marcas que já compõem o portfólio.
SAIBA MAIS