Volta e meia, um incorporador se desafia a botar de pé um projeto que expande as fronteiras e eleva o padrão arquitetônico da cidade.

Em Porto Alegre, isso está acontecendo com o JBZ, um edifício de lajes corporativas desenvolvido pela Belmondo, controlada por um núcleo da família Zaffari.

A saga dos Zaffari no setor de supermercados é conhecida. A primeira geração fundou o negócio no interior do Rio Grande do Sul há mais de 80 anos. Já em Porto Alegre, os filhos do casal transformaram a empresa em sinônimo de varejo de alta qualidade e compromisso de longo prazo. 

Agora, três irmãos da terceira geração estão aplicando essa mesma visão ao setor imobiliário: o JBZ — cujo nome homenageia João Benjamin Zaffari, falecido em 2016 — tem a segunda maior pontuação na certificação LEED no Brasil. 

Como ninguém coloca o nome do pai num projeto que não seja de excelência, o JBZ é uma obra de amor — com todo o pragmatismo e tecnologia que o mercado exige.

Os 15 andares do prédio — dois terços já alugados — abrigam a sede da Nelogica e, em breve, a regional Sul da Prevent Senior, além de empresas regionais relevantes. Empresas nacionais com operações no sul do País vão apreciar a localização única do JBZ, fincado no que é considerado a Faria Lima de Porto Alegre. 

11305 4779fa48 fd01 7b7d 4910 69c141280cfd

O trecho da Avenida Carlos Gomes onde fica o JBZ é o quilômetro com a maior concentração de edifícios corporativos de Porto Alegre. A menos de 500 metros dali, o Bourbon Carlos Gomes — shopping do Grupo Zaffari — já está em construção. 

A área também tem amplo acesso ao transporte público e fica a poucos minutos de bairros residenciais importantes como Moinhos de Ventos e Bela Vista.

“Há projetos que constroem valor ao longo do tempo,” diz Bruno Zaffari, o CEO da Belmondo. “A arquitetura atemporal, o acabamento premium e toda a tecnologia embarcada no JBZ nos fazem acreditar que ele será um destes casos.”

Projetado por Sérgio Monserrat — que desenhou o Bourbon Shopping São Paulo e inúmeros projetos em Porto Alegre — o JBZ é um bloco retangular de cor carbono que projeta elegância e guarda dentro de si um padrão tecnológico em linha com os melhores edifícios do mundo, desde a preocupação com o conforto térmico, a qualidade do ar e a iluminação natural. 

A Belmondo também está incorporando um condomínio de lotes num terreno de 35 mil metros quadrados e, em breve, outro empreendimento comercial na Avenida Carlos Gomes esquina com Nilo Peçanha, a poucos metros do JBZ. 

11307 8d6af3c9 75f6 25f5 baae 534f1a6101d7

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir