A 3R Petroleum acaba de anunciar mudanças relevantes em seu conselho — num movimento aparentemente ligado às negociações para fundir seus ativos onshore com a PetroReconcavo.

As mudanças no board estão sendo patrocinadas pela Maha Energy, a petroleira listada na Bolsa de Estocolmo e controlada pela Starboard. A Maha comprou 5% do capital da 3R no mês passado e propôs a combinação de ativos com a concorrente. 

A Maha já tinha 15% da 3R Offshore, a subsidiária da 3R que reúne os campos de Papa-Terra e Peroá, que ficam no mar.

As mudanças ainda precisam ser aprovadas numa assembleia de acionistas, que deve acontecer nos próximos 30 dias. 

O conselho está sendo reduzido de sete para cinco membros. Estão de saída o chairman Roberto Castello Branco; Richard Gerdau Johannpeter; André Bartelle; e Carlos Alberto de Oliveira, um ex-executivo de exploração da Petrobras.

Os novos conselheiros serão Paulo Mendonça, o chairman da Maha Energy e ex-chairman da 3R de 2020 a 2022, e Fábio Vassel, o principal sócio da Starboard.

Vão continuar no board os membros independentes Paula Kovarsky — a vp de estratégia e sustentabilidade de Raízen — e o investidor Guilherme Affonso Ferreira, que foram indicados pela Starboard depois do IPO. Outro que continua é Harley Scardoelli, o ex-CFO da Gerdau, que passa a ser o chairman.

Na prática, a Maha está passando a controlar o conselho da petroleira, com apoio da base acionária da 3R, o que deve facilitar as negociações da fusão com a PetroReconcavo, segundo uma fonte.

Desde a proposta de fusão feita pela Maha há duas semanas, as negociações entre as duas empresas avançaram, com a 3R mandatando o Itaú BBA para liderar as conversas. 

Castello Branco disse ao Brazil Journal que a transição do board é amigável e que a combinação de ativos “é uma operação com uma perspectiva muito boa, já que são duas empresas com foco no onshore e ativos complementares.”

Durante o mandato de Castello Branco, a 3R reduziu custos, encolhendo de 7 para 3 diretorias; conseguiu fazer o closing da compra de Potiguar, que era uma dúvida do mercado; e levou sua produção de 15 mil barris/dia para mais de 50 mil.

Outro marco foi a emissão de um bond de US$ 500 milhões da 3R — o primeiro da empresa — concluído há duas semanas.

“Foi a abertura de um mercado muito importante, onde se conseguem taxas mais baixas e vencimentos mais longos. Em termos de liability management é muito importante para a empresa,” disse o chairman de saída.

Castello Branco assumiu o comando do conselho de 3R em agosto de 2022 a convite da própria Starboard — que estava saindo da companhia, com a venda de toda sua participação.

Agora, por meio da Maha, a gestora volta a assumir as rédeas da empresa que construiu em 2019 com a fusão de dois de seus ativos no setor.

Caso a proposta de fusão seja aceita, a 3R continuará listada, mas será dona apenas de ativos offshore.