Acionistas da Smiles se uniram para indicar Lucila Prazeres, ex-sócia de Luis Stuhlberger na Verde Asset Management, à vaga dos minoritários no conselho de administração.
 
Pelo menos oito fundos de investimento representando mais de 10% do capital da Smiles devem apoiar a candidatura, fontes envolvidas no processo disseram ao Brazil Journal.
 
Lucila deve concorrer à vaga que hoje pertence a Felipe Dias, o atual representante dos minoritários. Felipe é um ex-sócio da Squadra Investimentos, onde acompanhava as empresas de fidelidade, e está no conselho há um ano. Não está claro se ele tentará reeleição.
 
A candidatura de Lucila reflete a maior participação de um novo grupo de acionistas, que montaram ou aumentaram sua posição na Smiles ao longo do último ano, depois que a ação mergulhou em resposta a uma proposta de incorporação pela Gol
 
Advogada especializada em direito societário, Lucila trabalhou 18 anos na Verde e é conhecida por sua atuação na diretoria da Amec, a associação que advoga pelos direitos dos minoritários.  Essas credenciais são vistas como particularmente relevantes na medida em que o próximo conselho da Smiles deverá apreciar a nova proposta a ser feita pela Gol, um assunto com inúmeras implicações de governança corporativa. (O timing da nova proposta não está claro.)
 
Com o surgimento da nova candidatura, a Smiles decidiu alterar a modalidade de eleição de ‘voto por chapa’ para ‘voto por candidato individual’ e incluiu o nome de Lucila no boletim de voto à distância, permitindo que acionistas internacionais possam votar no novo nome.
 
A assembleia está marcada para 16 de abril.
 
Um comitê independente — e externo ao conselho — está fazendo um trabalho de valuation da Smiles para ajudar o conselho a decidir sobre a proposta de incorporação.
 
A proposta original, que incluía a migração da Gol para o Novo Mercado, foi vetada pela B3 em dezembro.