O jornalista Pedro Bial construiu uma das mais bem-sucedidas carreiras da televisão brasileira. Ex-correspondente internacional, Bial testemunhou fatos que marcaram o século 20 – como a implosão da União Soviética – mas reconhece que se tornou realmente conhecido pelas massas quando passou a comandar o reality show Big Brother Brasil, em 2002.

Jornalista, apresentador, cineasta, escritor e poeta, Bial relembra momentos de sua trajetória de mais de 40 anos na Globo neste episódio do podcast The Business of Life, apresentado por Nilton Bonder. 

“Dei muita sorte de estar na hora certa e no lugar certo. Logo depois que cheguei em Londres, o mundo começou a cair no meu colo, em 1989. Acaba a cortina de ferro, morre o comunismo, há revoluções, guerras… Era uma época que a Globo investia muito no jornalismo internacional,” conta Bial.

Aos 65 anos, ele vivenciou de perto as transformações que a TV enfrentou com o advento das redes sociais. O BBB foi o primeiro produto da Globo com interação total com a internet. 

À frente do reality show por 14 temporadas, Bial conta sobre o desafio pessoal que foi abraçar o papel de comunicador. “Tive que me despir de defesas que me valiam quando era só jornalista. Tive que me entregar. Foi muito bacana a chance de não me levar a sério em rede nacional,” lembra o apresentador. “E não se levar a sério é libertador.”

Hoje no comando do programa Conversa com Bial, o jornalista fala também da cultura do cancelamento e da militância digital. “Sou odiado pelos petistas e odiado pelos bolsonaristas. Então, alguma coisa estou fazendo certo,” diz Bial. 

Nessa conversa com Bonder, Bial conta ainda das origens judaicas, as influências dos pais em sua formação intelectual e o refúgio que encontra na poesia. 

Em The Business Of Life, o rabino e escritor Nilton Bonder conversa com personalidades de sucesso para abordar suas histórias em diferentes dimensões. 

Entre os entrevistados em episódios anteriores, estão Wagner Moura, Nelson Motta, Deborah Colker, Regina Casé, Fernando Gabeira e Luiza Trajano. Veja a lista completa. 

The Business of Life também está disponível no Spotify, além da versão VideoCast: