A BR Distribuidora indicou ontem à noite os nove nomes que deverão compor seu conselho de administração e orientar o ‘turnaround’ da empresa num momento em que a participação da Petrobras na distribuidora caiu abaixo de 50% pela primeira vez na história.
 
Os indicados têm perfis complementares e experiência em áreas onde a BR precisa avançar, como varejo, finanças, meios de pagamento, programas de fidelidade, tecnologia, marketing e pricing, estratégia e turnaround.
 
Os acionistas elegerão o novo board na assembleia marcada para 18 de setembro.  
 
 
A Petrobras, agora dona de 37,5% da empresa, indicou:
 

Maria Carolina Lacerda. Veterana de 25 anos no mercado financeiro, já liderou o banco de investimentos do UBS no Brasil, foi managing director do Deutsche Bank, diretora da Merrill Lynch e Unibanco. Atualmente, é membro independente do conselho de administração da Hypera Pharma.

 
Alexandre Firme Carneiro, sócio diretor da empresa de consultoria ValorArt, exerceu diversos cargos na Shell Brasil entre 1983 a 2006, dentre os quais, vp comercial para a América Latina; vp executivo; diretor de aviação para a América do Sul; gerente geral de aviação e gerente de marketing de lubrificantes.

Edy Luiz Kogut. Foi diretor da holding da Camargo Corrêa e trabalhou na Projeta Consultoria, associada ao Rothschild, quando conduziu as privatizações da COPESUL, Light e Escelsa.  Foi sócio das corretoras Omega e Equipe e membro dos conselhos da Santista Têxtil, São Paulo Alpargatas, Alcoa e Boa Vista Serviços, entre outras empresas.

 
Os outros acionistas indicaram:
 
Carlos Piani.  Ex-CEO da PDG Realty e da Equatorial Energia. Foi sócio da Vinci Partners e da área de investimentos Iiíquidos do Pactual.  Atualmente é conselheiro da Equatorial e executivo na área de M&A global da Kraft Heinz. Foi CEO da Kraft Heinz no Canadá. 
 
Claudio Roberto Ely.  CEO da Drogasil de 1998 a 2011, e, depois de sua fusão com a Raia, CEO da Raiadrogasil.  Hoje, é membro do conselhos da Dimed (Panvel) e Pet Center Marginal, além dos conselhos consultivos da Eurofarma e Warburg Pincus.

Leonel Andrade.  O executivo que estruturou a Smiles, fez o IPO da empresa e liderou a companhia de 2013 a 2019. Antes, fez carreira numa série de empresas ligadas a consumer banking e meios de pagamento, como Citifinancial, Credicard, Losango Financeira, HSBC e Visa.

Mateus Bandeira. Foi sócio-presidente e CEO da FALCONI e membro dos conselhos do Banco Pan, PDG, Terra Santa Agro e Hospital Moinhos de Vento (desde 2016). Foi CEO do Banrisul, subsecretário do Tesouro e secretário de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul.
 
Pedro Ripper. É membro do conselho da Iguatemi, Positivo Tecnologia, GlobeNet e Mobicare e CEO da Bemobi desde julho 2013. Foi diretor executivo da Oi, presidente da Cisco Systems no Brasil e diretor executivo da Promon.

Ricardo Maia.  Atuou por 25 anos na Ipiranga, onde foi diretor de marketing e vendas (2006 a 2012) e gerente de divisão (1987 a 2005).