A cidade de Nova York está afundando um pouco todos os anos com o peso de seus edifícios — tornando-a mais vulnerável aos efeitos de inundações, que tem aumentado com as mudanças climáticas.

É essa a conclusão de um novo estudo divulgado na Earth’s Future Journal.

O estudo — assinado por três oceanógrafos da University of Rhode Island e um geofísico do US Geological Survey — mostra que Nova York está afundando a um ritmo de 1 a 2 milímetros por ano, em grande parte por conta do peso dos arranha-céus que dominam a cidade, incluindo gigantes como o Empire State Building e o Chrysler Building.

Segundo o estudo, a cidade tem mais de 1 milhão de edifícios que pesam 1,7 trilhão de libras no total (765 milhões de toneladas). Para se ter uma ideia, isso é equivalente ao peso de 140 milhões de elefantes. (Curiosidade:  um elefante adulto pesa entre 2 e 7 toneladas. Aqui, estamos usando como base um elefante de 5,4 toneladas.) 

Segundo o estudo, partes de Lower Manhattan, do Brooklyn, Queens e Long Island mostraram sinais claros de subsidência – o nome técnico do “afundamento” do solo.

“Não é algo para entrar em pânico imediatamente, mas há esse processo contínuo que aumenta o risco de inundações,” Tom Parsons, o geofísico que liderou o estudo, disse ao The Guardian. 

“Quanto mais macio o solo, mais compressão há dos edifícios. Não foi um erro construir edifícios tão grandes em Nova York, mas temos que ter em mente que toda vez que você constrói algo lá, você pressiona o solo um pouco mais”.

A cidade já tem sofrido com desastres naturais. Em 2012, a cidade foi atingida pelo furacão Sandy, que inundou partes do metrô e causou diversos danos, incluindo apagões. Em 2021, outro furacão, o Ida, também inundou diversas áreas da cidade. 

Para Parsons, Nova York e outras cidades costeiras “têm que se planejar para isso.”

“Se você é exposto repetidas vezes à água do mar, você pode corroer o aço e desestabilizar os edifícios, o que obviamente ninguém quer. Inundações também matam pessoas, o que é a maior preocupação.”

O afundamento de Nova York vem em meio a uma aceleração na elevação do nível do mar. Desde 1950, a água que contorna a cidade já subiu 22 centímetros.

Até o final do século, cientistas estimam que grandes inundações causadas por tempestades podem ser quatro vezes mais frequentes do que hoje por uma combinação da elevação do mar e de furacões turbinados pelas mudanças climáticas.