Há cerca de 15 anos, o publicitário Nizan Guanaes diz que precisou se reinventar. Primeiro, para sair de uma crise. Uma cirurgia bariátrica mal planejada acabou desencadeando um vício em álcool.

“Em 2009, já estava completamente fora de controle. O que me salvou da morte foi a disciplina,” conta a Nilton Bonder neste episódio do The Business of Life.

A disciplina também o ajudou a superar outro vício, o da busca desenfreada por sucesso.

“O sucesso é uma coisa perigosíssima. Uma das grandes coisas que as mentes têm é a incapacidade de parar. É aí que entra o esporte, a família, a alimentação, porque senão você não controla essa coisa que não para.”

Nascido em uma família humilde no centro histórico de Salvador, Nizan diz que, “durante seus primeiros três quartos de vida”, sempre quis ser uma pessoa de sucesso. Hoje, quer ser um “sucesso de pessoa.”

“Tive urgência de mudar minha vida completamente porque o sucesso estava me destruindo. Se você não controlar, nenhum sucesso é suficiente. Nenhum dinheiro é suficiente. E ser feliz é contentamento.”

NIZAN_GUANAES_EDIT_V2
play-rounded-fill

NIZAN_GUANAES_EDIT_V2

 

Nesta entrevista, o publicitário também conta os bastidores de uma carreira premiada e singular. Logo no começo, trabalhou com Washington Olivetto, Marcello Serpa e Roberto Medina. “Esses três caras me deram uma visão diferente de publicidade.”

Depois de passar pelas agências Artplan, DPZ e W/GGK (atual W/McCann), Nizan comprou no fim dos anos 1980 a DM9, que pertencia a Duda Mendonça. Em 1997, associou-se à DDB e, em 2000, vendeu a empresa à rede internacional DDB Worldwide.

No mesmo ano, Nizan fundou o IG e, em 2002, criou o Grupo ABC, vendido ao grupo Omnicom em 2015. Há pouco mais de três anos, fundou a N Ideias,

“Todo o meu trabalho é óbvio. As grandes publicidades brasileiras são assim,” diz. E cita exemplos: “Havaianas: todo mundo ama; Bombril: 1001 utilidades; Não é uma Brastemp. Todas coisas simples.”

Sua transformação dos últimos anos rendeu um livro (Você Aguenta Ser Feliz?, da editora Sextante), que o publicitário lançou ao lado do psiquiatra que o ajudou a mudar de vida.

Em The Business of Life, o rabino e escritor Nilton Bonder conversa com pessoas de destaque em diferentes áreas e aborda suas histórias em diferentes dimensões.

Entre os entrevistados em episódios anteriores, estão Pedro Bial, Abilio Diniz, Marina Silva, Roberto Medina, Nelson Motta, Regina Casé, Luiza Trajano e Wagner Moura. Veja a lista completa.