Com 36 anos de carreira, Eliane Brum é uma das jornalistas mais premiadas do país. Tem oito livros publicados, quatro documentários e dezenas de prêmios nacionais e internacionais.
Filha de pais professores e nascida em Ijuí, no Rio Grande do Sul, Brum começou a escrever poesias aos nove anos. Com o tempo, encontrou na escrita sua arma contra injustiças. “Escrevo para não matar e não morrer”, disse ao rabino Nilton Bonder neste episódio do The Business of Life.
Há cerca de 25 anos, passou a cobrir a Amazônia e, desde 2017, mora em Altamira, no Pará. Resolveu deixar São Paulo para acompanhar de perto as mudanças na região e a crise climática.
A decisão veio após acompanhar por anos histórias de famílias expulsas pela hidrelétrica de Belo Monte.
Em menos de cinco anos, toda a paisagem da região se “transtornou” e a cidade se tornou uma das mais violentas do país, contou Brum.
“Acompanhei as famílias sendo arrancadas de lá, famílias que tinham passado a vida em ilhas do Xingu sendo jogadas para as periferias de Altamira. Longe dos vizinhos, longe de tudo que conheciam.”
A partir daí, a questão climática passou a ser o centro de seu trabalho. Em 2022, fundou, junto com o jornalista Jon Watts, o Sumaúma, uma plataforma trilíngue de jornalismo, baseada na Amazônia e escrita a partir do olhar dos povos indígenas.
“Não vai ser com uma linguagem eurocêntrica, branca, patriarcal que vamos conseguir sair disso. Precisamos de outra linguagem. A linguagem dos povos que permaneceram na natureza, dos povos que não tratam a natureza como mercadoria, mas como mãe.”
O Sumaúma iniciou neste ano um programa de formação de “jornalistas-floresta”. Cada edição do projeto, chamado Micélio-Sumaúma, ocorrerá em uma região diferente da Amazônia e terá duração de um ano.
De acordo com Brum, a ideia é que o Sumaúma cresça com esses jornalistas. “Somos uma equipe-ponte. Em dez anos, essa equipe-ponte tem que estar fora, porque essa redação será de ‘jornalistas-floresta.’”
Em The Business of Life, o rabino e escritor Nilton Bonder conversa com personalidades de sucesso para abordar suas histórias em diferentes dimensões.
Entre os entrevistados em episódios anteriores, estão Pedro Bial, Abilio Diniz, Nora Rónai, Roberto Medina, Nelson Motta, Regina Casé, Luiza Trajano e Wagner Moura. Veja a lista completa.