A 3G Capital acaba de anunciar Miguel Patrício, um veterano de 30 anos de marketing e 20 de grupo Ambev, como o novo CEO da Kraft Heinz, substituindo Bernardo Hees a partir de 1 de julho.
Miguel era o chief marketing officer da Anheuser-Busch InBev até o mês passado, e trabalha no grupo desde 1999. Começou sua carreira na Johnson & Johnson e foi dietor de marketing global da Coca-Cola antes de se juntar à antiga Brahma.
Na prática, o trio da 3G está substituindo um especialista em operações por outro que fez sua vida no marketing, num momento em que o mercado questiona a capacidade da Kraft Heinz de gerar valor com as marcas que já têm no portfólio e gerar crescimento orgânico, em vez de se fiar em corte de custos e aquisições estratégicas.
“Vou colocar todo meu foco e energia em acelerar o crescimento orgânico,” disse Miguel. “Temos marcas maravilhosas em nosso portfólio e temos que fortalecê-las.”
Hees era CEO da antiga Heinz desde 2013, e assumiu a companhia resultante da fusão com a Kraft em 2015. A substituição não pode ser considerada uma surpresa.
Em apenas dois anos, a Kraft Heinz foi do Céu ao Inferno. Suas ações implodiram e hoje negociam na mínima histórica, a cerca de US$ 32 – um terço da máxima atingida no começo de 2017, quando a companhia fez uma oferta pela Unilever.