A XP reúne neste fim de semana, em Buenos Aires, mais de 650 sócios de operações parceiras da rede de escritórios de assessores de investimentos, no B2B XPerience.

Em sua segunda edição, o evento discutirá as oportunidades do mercado nos próximos anos, o futuro da carreira de assessoria e os desafios para a internacionalização de investimentos, entre outros temas relevantes.

Pesquisas recentes da área de assessoria de investimentos mostram que o relacionamento sólido e a confiança entre os profissionais e clientes são essenciais tanto para o sucesso do assessor quanto para retornos acima da média nas carteiras dos investidores.

Segundo um levantamento realizado pela XP com 500 assessores, o contato próximo ao cliente foi o principal motivo que levou a expandir seu portfólio mesmo durante um cenário macroeconômico volátil.

Para que os profissionais tenham mais tempo para focar no desenvolvimento do relacionamento com clientes, a XP investe em tecnologia, experiência com a plataforma e maior diversidade na prateleira de produtos.

O portfólio cada vez mais completo — que engloba desde investimentos a operações de banking, seguros e investimentos internacionais — permitiu que os assessores da plataforma atendessem melhor a demandas dos seus clientes.

“Profissionais muito focados em vender produtos estão perdendo espaço no mercado. O futuro da assessoria de investimentos está na construção da confiança e na manutenção de bons relacionamentos com os clientes,” disse Guilherme Sant’Anna (foto abaixo), sócio e diretor de canais da XP Inc. “Esse é um trabalho de longo prazo, que requer paciência e resiliência. Os assessores de investimentos são profissionais especializados, dedicados a analisar ativos e buscar as melhores alternativas, independentemente do cenário. Manter um relacionamento próximo aos clientes é essencial, assim como ter a melhor oferta de produtos dentro de uma mesma plataforma, que atenda todas as necessidades dos clientes, que é o que sempre buscamos na XP.”

20220802 0228 Expert XP 2022 1

Pioneira no mercado de assessoria de investimentos no Brasil, a XP já conta com mais de 13 mil assessores em escritórios credenciados (B2B) – cerca de 70% dos quase 18 mil profissionais ativos no país no fim de 2022, de acordo com a Ancord.

O mercado nacional caminha em direção ao modelo utilizado nos Estados Unidos, que já conta com um mercado consolidado de financial advisors. Segundo o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA, o país conta com mais de 330 mil assessores.

Evento em Buenos Aires

Temas estratégicos para o desenvolvimento dos escritórios e perspectivas para os negócios são alguns dos assuntos que levaram a diretoria da empresa à capital argentina. Alguns dos nomes confirmados nos três dias de experiência são: Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do conselho de administração, Thiago Maffra, CEO do grupo, Guilheme Santa’Anna, diretor de canais, e Gustavo Pires, diretor responsável pela área de serviços de gestão de recursos e seguridade.

“Acreditamos na potência desse evento como uma oportunidade única para discutir temas importantes com os escritórios, ouvir suas dores e buscar soluções estratégicas para juntos superar desafios. Tudo isso só é possível com uma relação próxima, que é o grande objetivo dessa experiência,” disse Sant’Anna.

Um dos momentos mais aguardados pelos escritórios e assessores parceiros é a cerimônia de premiação dos rankings e selos de produtos, que reconhece o desempenho das assessorias credenciadas à rede da XP. São 14 categorias que vão reconhecer os escritórios com os melhores desempenhos em produtos, como “Seguros”, “Câmbio”, “Crédito”, entre outros.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir