Um vale-escritório para o colaborador escolher de onde trabalhar.

O que parecia impossível antes de 2020, hoje é realidade para muitas organizações. Entre elas, estão a Revelo, especializada em recrutamento de profissionais de tech, e a Libbs Farmacêutica.

Para Bruna Neves, CPO (Chief Product Officer) da WeWork na América Latina, essa é uma das possibilidades que surgiram com os modelos de trabalho flexíveis no contexto de pós-pandemia e que atuar remotamente não significa deixar os colaboradores desassistidos de infraestrutura.

A pesquisa “Além da revolução do híbrido”, da WeWork em parceria com Page Outsourcing, aponta que 73% dos profissionais na América Latina gostariam de ter um vale-escritório, mas apenas 5% o têm. Ou seja, há uma grande discrepância entre o que os funcionários desejam e o que as empresas estão oferecendo.

O vale-escritório não é o mesmo que o auxílio home-office. Trata-se de um recurso que passa a compor a cesta de benefícios que as empresas proporcionam aos seus colaboradores, de modo, inclusive, a reter talentos.

Para isso, a WeWork criou o Workpass, um vale que companhias concedem a seus funcionários sem precisar ter uma sede física. São cartões que dão acesso a mais de 350 espaços de trabalho em 100 cidades, em todos os estados brasileiros. Para a empresa que fornece o benefício, o pagamento é pay per use.

Ou seja, ela só paga quando o funcionário, de fato, utilizar os espaços, que vão além de estações clássicas de trabalho. Inclui salas para tarefas específicas, como brainstorming de equipe, apresentações para clientes, treinamento de funcionários, reuniões, eventos e até cabines individuais.

Revelo: de um escritório para mais de mil

A Revelo é uma das empresas que utiliza esse serviço. Já distribuiu Workpass para 100% de seus colaboradores espalhados por 14 países. Membro da WeWork desde 2018, a empresa ocupou um andar exclusivo por três anos. Durante a pandemia, a empresa se internacionalizou e se transformou em remote-first.

“Ter um benefício que oferece a todos um local com uma ótima estrutura para trabalhar se tornou um diferencial nosso na contratação de novas pessoas. Tivemos o caso de um colaborador que foi fazer um mochilão na Europa trabalhando, e ficou muito feliz em saber que poderia trabalhar de todos os lugares por onde ele passaria. Nós também oferecemos um benefício como auxílio para a internet ou comprar algum material de escritório para a casa do funcionário, mas complementamos esse benefício com uma rede de escritórios global. Somos uma empresa focada em resultados. Se o colaborador entrega resultados, não nos importa de onde está trabalhando,” diz Bruna Ferreira Vasconcelos, a head de people da Revelo.

Para a empresa, a construção do senso de comunidade é muito importante no modelo de trabalho remoto. “As pessoas se sentiram à vontade para entender que essa mobilidade faz parte do nosso negócio e adotaram isso como parte da nossa cultura. Antes, reuniam-se apenas em pequenos grupos e agora estão fazendo um encontro chamado ‘rolê da Revelo’: 1 vez por mês, os colaboradores que estão nas mesmas cidades combinam em grupos de ir no mesmo dia para comemorar os aniversários do mês, fazer happy hour, divulgar e comemorar resultados. O mais legal é que essa iniciativa surgiu entre os próprios colaboradores,” complementa Bruna.

Libbs: nomadismo digital + anywhere office

Depois de entregar sua sede em São Paulo, a farmacêutica Libbs adotou uma política de flexibilidade que inclui não apenas o uso de Workpass para os funcionários que desejarem se encontrar presencialmente, como também um programa de moradia no exterior.

De acordo com a pesquisa da WeWork, há dois fatores fundamentais que os trabalhadores consideram na hora de adotar um estilo de vida nômade digital: espaços de trabalho que permitam equilibrar a vida profissional e pessoal, e o acesso à internet de qualidade.

“Depois de dois anos de home office motivado pela pandemia, adotamos oficialmente o modelo de teletrabalho para colaboradores em funções administrativas em maio do ano passado. A decisão foi tomada após uma pesquisa interna em que 93% dos nossos colaboradores aprovaram este novo jeito de trabalhar. A parceria com a WeWork foi fundamental para oferecermos estrutura adequada, conforto e praticidade para nossos colaboradores que quiserem ou precisarem trabalhar fora de casa e lançarmos nossa norma de moradia no exterior, uma vez que há opções de salas em diversos países. Com isso, aumentamos nossa percepção de marca empregadora e de empresa que investe em seus colaboradores e melhoram o clima dentro de um setor que é altamente regulado, como o farmacêutico,” diz Madalena Ribeiro, diretora de recursos humanos da Libbs Farmacêutica.

A plataforma Station by WeWork contribui para impulsionar políticas de trabalho flexíveis como a da Libbs ao oferecer a infraestrutura necessária para o conforto do trabalho, seja por meio das unidades próprias da marca ou dos parceiros locais cadastrados.

Com isso, estejam em uma viagem estendida, que combina trabalho e lazer, ou morando no Brasil ou no mundo, os colaboradores têm suas necessidades atendidas.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir