Por muito tempo, o consórcio foi um produto ignorado pelos especialistas em finanças e esquecido por boa parte da população. 

Mas ao que tudo indica, o jogo virou. 

O número de consorciados ativos bateu um recorde no primeiro semestre deste ano, chegando a mais de 8 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

Em volume de negócios, o segmento superou a marca de R$ 100 bilhões no período, o maior valor acumulado na história do produto em um primeiro semestre.

Entendendo já há alguns anos a importância desse movimento e o papel relevante do consórcio dentro do cenário financeiro, o Itaú Unibanco se preparou para entrar de vez nesse jogo. 

Como reflexo dessa estratégia, o banco aumentou suas vendas de consórcio em 161% nos primeiros seis meses de 2021, na comparação anual — número que ratifica o quanto o banco contribuiu para a alta geral do mercado.

“Investimos tempo e recursos para aperfeiçoar nossos produtos, a oferta e toda a operação de consórcios para conseguirmos de fato oferecer a melhor experiência para os nossos clientes,” diz Thales Ferreira Silva, diretor de Consórcios e Crédito Imobiliário do Itaú. “Agora, entendemos que estamos maduros e prontos para dar um passo além: focar cada vez mais em aumentar nossa participação dentro do setor e liderar um movimento de ressignificação dos consórcios em nossa sociedade.”

No final de 2020, o Itaú lançou dois novos produtos que ampliaram a oferta para pessoas físicas e jurídicas: os consórcios de motos e de veículos pesados (que vão desde carretas e caminhões até máquinas agrícolas).

Mais recentemente, o banco também acelerou seus esforços na modernização tecnológica no segmento. Desde maio, a oferta no app passou a ser end-to-end, da simulação à contratação.

“Temos um time de especialistas preparado e pronto para atuar caso o cliente precise de consultoria em sua jornada digital, mas queremos dar a possibilidade de autosserviço para quem deseja ter uma experiência mais rápida e otimizada,” diz Thales.

Comunicar para desmistificar

A estratégia de crescimento adotada pelo Itaú passa também pela comunicação em torno do produto. 

“Não basta ter a oferta mais completa e a melhor experiência de compra se a população não tiver absorvido as reais vantagens do produto. Ter a alternativa de compra de uma casa, carro ou qualquer outro bem sem juros e sem entrada é algo muito significativo e o consórcio proporciona isso, trabalhando inclusive como ferramenta de planejamento financeiro para quem deseja realizar a aquisição de forma programada e com menor propensão ao endividamento,” diz o diretor do Itaú.

Com o objetivo de dar visibilidade aos diferenciais e benefícios do produto, o Itaú fez sua primeira campanha publicitária do Itaú dedicada ao consórcio. A campanha trouxe à tona os maiores mitos que ainda permeiam o assunto, além de se posicionar o banco como a mais completa solução no segmento. Afinal, “Quem faz as contas, faz um Consórcio Itaú.” 

Para coroar o movimento e acompanhar a campanha veiculada em agosto, o Itaú trouxe uma oferta de 20% de desconto na taxa administrativa.

A estratégia deu certo.

Só nos primeiros 15 dias da campanha, as simulações relacionadas a consórcios nos canais digitais do Itaú aumentaram 120%, com reflexo de alta de 95% nas novas propostas de negócios. Já no Google, as buscas pelo termo “consórcio Itaú” saltaram 500% no período.

Os resultados vistos evidenciam que os consórcios ainda podem ser explorados não só pelos clientes que ainda estão conhecendo suas vantagens, mas também pelo mercado, que tem à frente muitas oportunidades com o produto. 

Mas para isso é necessário ter mais que uma boa oferta em mãos; é preciso ter a coragem para construir um diálogo franco e aberto com os consumidores sobre os benefícios e desafios do segmento. Com uma consultoria especializada, é possível orientar para quem e em que momento o produto é indicado e vantajoso.

E nessa corrida, o Itaú já largou na frente.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir