A maior companhia voltada ao tratamento do câncer na América Latina acaba de publicar seu Relatório de Sustentabilidade.

Oncoclínicas&Co – que nasceu como uma clínica em Belo Horizonte em 2010 e hoje fatura quase R$ 6 bilhões – detalha no documento seu papel na construção de um futuro sustentável para o setor de saúde.

“Seguimos liderando uma verdadeira transformação e estabelecendo novos padrões de excelência no tratamento oncológico no Brasil,” disse o fundador e CEO Bruno Ferrari. “Isso é motivo de orgulho para mim porque estamos entregando cada vez mais valor, com muita qualidade assistencial e custo-efetividade.”

Ferrari disse que essa transformação segue sendo o grande foco da companhia. “Meu compromisso vai além dos números, é sobre o impacto positivo que estamos gerando na vida dos pacientes e na sociedade.”

Todo o plano de ação da Oncoclínicas&Co está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – especialmente nos temas relacionados à promoção da saúde e bem-estar, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico.

Incentivo à prevenção

O câncer é a segunda principal causa de óbitos em todo o mundo. Com o envelhecimento da população e as mudanças nos hábitos, as projeções são de que essa estatística aumentará a cada ano.

De acordo a Sociedade Americana do Câncer, o Brasil pode enfrentar um crescimento de 77% nos casos até 2050.

A Oncoclínicas&Co tem implementado uma série de programas de prevenção que buscam informar sobre os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis para reduzir a incidência da doença.

A empresa frequentemente realiza campanhas de conscientização em suas redes sociais – desde as datas mais lembradas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, até campanhas sobre a importância da saúde bucal e o combate ao fumo.

Além disso, a companhia sempre busca incorporar novas tecnologias e inovações para a detecção precoce de tumores, o que é crucial para oferecer melhores prognósticos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Um dos principais avanços é a aplicação de inteligência artificial, que não apenas aprimora a precisão dos diagnósticos mas também proporciona um suporte valioso na tomada de decisões médicas.

A Oncoclínicas&Co procura não apenas identificar doenças em estágios iniciais, mas também personalizar os tratamentos, elevando o padrão de atendimento na oncologia.

Democratização da saúde

Diante de um cenário em que a maior parte da população ainda não tem acesso a um serviço de saúde de qualidade, a Oncoclínicas&Co lançou o OC Acesso.

Trata-se de uma iniciativa social voltada para a democratização da saúde por meio de serviços de medicina diagnóstica, consultas e tratamentos mais acessíveis para pacientes com renda familiar mensal de até dez salários mínimos.

Em 2023, a companhia estruturou a base do projeto e conseguiu iniciar o programa em 16 unidades – com 30 médicos trabalhando em mais de 25 serviços, como consultas, diagnósticos e tratamentos. No total, o OC Acesso oferece 300 tipos de procedimentos.

“O compromisso da Oncoclínicas é oferecer esperança e acesso a um tratamento de excelência, independentemente da condição financeira. O OC Acesso representa um passo significativo em nossa missão de democratizar a saúde no Brasil, pois permite que mais pessoas iniciem o tratamento mais cedo e com qualidade,” disse Cinthia Ambrogi, a diretora-executiva jurídica, de compliance e ESG da Oncoclínicas&Co.

“Pacientes que dependem do SUS agora têm a opção de acessar diagnóstico e tratamento sem longas esperas. Quando se trata de câncer, a prematuridade do início do tratamento é crucial, e estamos aqui para garantir que estes pacientes tenham essa chance,” disse Cinthia.

Diversidade e inclusão

A Oncoclínicas&Co colocou a agenda de diversidade e inclusão como uma de suas prioridades estratégicas.

A companhia tem 11,3 mil colaboradores (diretos e indiretos) – dos quais 2,7 mil são médicos oncologistas – e está na lista do Great Place to Work como um dos melhores lugares para se trabalhar em todo o setor de saúde.

Sua política de diversidade, equidade e inclusão inclui um plano de ação que promove iniciativas de conscientização: encontros e workshops para todos os colaboradores, incluindo a alta liderança, com o objetivo de discutir vieses inconscientes na comunicação, recrutamento inclusivo, representatividade e empoderamento.

Os resultados já estão aparecendo: as mulheres, por exemplo, passaram a representar 65% das posições de gerência (um aumento de 8 pontos ano contra ano) e 23% da diretoria (alta de 9 pontos em relação a 2022).

A empresa também se comprometeu a aumentar a contratação de pessoas negras, PCD e LGBTQIA+ – estipulando a meta de ampliar em 10% o número de funcionários pertencentes a esses grupos até 2025.

Mesmo com metas ambiciosas para o futuro, a Oncoclínicas&Co já foi integrada ao índice IDIVERSA B3 – o primeiro da América Latina composto por empresas que se destacam pela diversidade de seu quadro de colaboradores.

Além disso, a empresa tem o selo Women on Board por conta da diversidade no conselho – com Clarissa Maria de Cerqueira Mathias e Flavia Maria Bittencourt no board.

Esse posicionamento em relação à diversidade e inclusão não apenas melhora o ambiente de trabalho, mas também reflete o compromisso profundo da Oncoclínicas&Co de construir uma cultura que valoriza a pluralidade e promove a igualdade de oportunidades para todos.

 

Confira na íntegra o Relatório de Sustentabilidade 2023 da Oncoclínicas&Co no link.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir