Criado em 1984, o Grupo Sabin tem uma característica que o diferencia das mais bem-sucedidas empresas brasileiras: tem a mulher no centro do seu modelo de negócios, das suas estratégias e da sua atuação.

A sócia-fundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz, conta ao podcast Insights por que ela e Sandra Costa decidiram empreender quase 40 anos atrás e criar uma rede de laboratórios e medicina diagnóstica em todo o Brasil.

“Ter duas mulheres que passaram pelo que as mulheres passam facilita o entendimento e o esforço de conciliar famílias e objetivos profissionais”, diz Janete, em uma conversa com a diretora-executiva do Bradesco, Glaucimar Peticov, e com a apresentadora do Insights e investment advisor do Bradesco Private Bank, Priscila Forbes.

Janete diz que, na empresa, homens e mulheres “são muito bem-vindos”. Observa que as empresas não são menos ou mais rentáveis conforme o sexo de quem as comanda, afinal, o Sabin tem 78% da sua força de trabalho formada por “elas”, que também ocupam 76% dos cargos de liderança.

“As empresas que são geridas por homens estão buscando colocar as mulheres em cargos que nunca ocuparam. É esse equilíbrio que é positivo e lucrativo para as empresas. E acima de tudo, é justo”, diz Janete, que também é uma das líderes do grupo Mulheres do Brasil.

Glaucimar, por sua vez, afirmou que as mulheres também têm o direito de mostrar suas fraquezas, de perguntar, de se desafiarem no ambiente de trabalho e mostrarem as suas qualidades. “Temos que entender e enfrentar as nossas fraquezas para nos fortalecer, afinal o tempo de todos nós é finito”, diz.

A conversa com Janete trata ainda de muitos outros temas, como a história do Sabin, os desafios que a empresa enfrentou e os desafios que Janete, como mulher empreendedora, bioquímica e mãe também superou para se tornar um exemplo. Ouça o Insights e fique por dentro de todos os temas desta conversa nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts e no site www.bradescoasset.com.br.

Sobre o canal

Insights traz ideias que provocam um novo jeito de pensar, levanta discussões e inspirações no mundo de investimentos. Nos episódios semanais, os convidados trazem suas perspectivas sobre assuntos que estão em alta no mercado.

Por meio de um bate-papo humanizado, o conteúdo é acessível a investidores e público em geral

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir