Um conteúdo

A XP encerrou mais uma edição do B2B XPerience com a presença de cerca de 700 líderes de escritórios parceiros em Mendoza, na Argentina.
O encontro marcou o início de um novo ciclo que redefine o padrão de assessoria da maior rede de assessoria financeira do Brasil, com foco total na excelência em servir.
A nova fase é baseada em três grandes iniciativas: nova segmentação de clientes, padronização da excelência em assessoria e qualidade de alocação.
A estratégia tem como objetivo reforçar a diferenciação do modelo de atuação da XP frente à concorrência, evoluir de um negócio baseado na oferta de produtos para uma abordagem de personalização da experiência do investidor e ampla oferta de um planejamento financeiro integrado com a assessoria feita sob medida.
“Nós democratizamos o acesso a bons produtos. Agora é a hora de oferecer excelência em toda a jornada dos clientes, entregando experiência de qualidade de forma consistente,” disse Thiago Maffra, CEO da XP Inc.
Durante o evento, os executivos apresentaram cases e práticas que confirmam o impacto direto de uma gestão estruturada na performance comercial.
Uma das conclusões foi que escritórios com disciplina na execução do modelo de servir – como uso de CRM, aplicação do planejamento financeiro no dia a dia e agenda de relacionamento – crescem acima da média, retêm mais clientes e multiplicam o share de produtos por investidor.
“Toda semana, olhe com atenção para cinco clientes. Veja se ele está aportando, faça o contato, veja o que ele está precisando. É simples e ao mesmo tempo faz toda a diferença,” disse Guilherme Sant’Anna, diretor de canais da XP Inc.
As diretrizes apresentadas durante o encontro incluem o lançamento da nova matriz de segmentação, novas políticas de supervisão e conduta, revisão das práticas de fee based (agora restrito a clientes com mais de R$ 300 mil) e reconhecimento aos escritórios que adotam com excelência o novo modelo de assessoria.
A XP também reforçou o papel das ferramentas como alavanca de transformação.
Soluções como financial planning, expert allocation, open investments e o novo índice de esforço dos assessores agora compõem uma jornada integrada de relacionamento com o cliente.
A companhia reafirmou ainda o compromisso com governança, ética e alinhamento de interesses. As novas políticas incluem critérios mais rígidos de supervisão e um foco maior na longevidade da relação com o cliente. A expectativa é que os escritórios fortaleçam sua cultura, ampliem a profissionalização das equipes e aprofundem a gestão por dados.