Quando fez seu IPO em 2021, a Oncoclínicas tinha 69 clínicas ambulatoriais e o sonho de ser a maior rede focada no tratamento de câncer do Brasil – atendendo os pacientes em toda a sua jornada.

Um ano e meio depois, a companhia já dobrou de tamanho com aquisições transformacionais, como a compra da Unity.

No ano passado, até o mês de setembro, a Oncoclínicas fez mais de 450 mil tratamentos de câncer em suas 132 clínicas e seis cancer centers – hospitais de média e alta complexidade que fazem cirurgias e tratamentos mais complexos.

O grupo está presente em 35 cidades e tem mais de 2 mil médicos atuando de forma exclusiva dentro de seu sistema assistencial.

O segredo da fórmula: um modelo focado no ‘cuidado integral’ do paciente.

Mas o que quer dizer isso na prática?

“Queremos coordenar toda a jornada do paciente oncológico, o que permite dar o tratamento certo e buscar o equilíbrio do sistema de saúde”, disse o Dr. Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas. “Temos focado muito em navegar o paciente dentro desse nosso sistema assistencial com eficiência e muita qualidade.”

Segundo ele, a Oncoclínicas também foca num modelo inspirado em centros acadêmicos internacionais: a desospitalização do paciente.

Na rede da Oncoclínicas, 90% da jornada do paciente acontece preferencialmente em unidades ambulatoriais.

“Não vemos só a fotografia do paciente, só a terapia dele, mas o filme inteiro. Por isso falamos que o tratamento oncológico é uma jornada,” disse o CEO. “Não é um paciente que faz uma cirurgia e depois apenas é encaminhado ao tratamento, ou seja, acompanhamos todas as etapas, do início ao fim, o que faz toda a diferença”.

Para facilitar a jornada dos pacientes e dos médicos, a Oncoclínicas criou uma estrutura dedicada ao relacionamento com o corpo clínico, permitindo que o profissional se dedique exclusivamente ao paciente para eliminar o trabalho burocrático e assistir os pacientes ao longo do tratamento, como uma espécie de concierge. “É uma equipe que fica em contato direto com os médicos e pacientes, resolvendo uma série de nuances da jornada,” disse Bruno.

Fundada em 2010, a Oncoclínicas é hoje a maior rede 100% focada em oncologia da América Latina. Ainda assim, tem um market share próximo a 10% – e um espaço enorme para a consolidação do setor. Seguindo seu plano de expansão, o CEO disse que até 2025 espera chegar em 10 cancer centers – o dobro de hoje.

Outra ideia é continuar crescendo as joint ventures, um modelo adotado nos últimos anos. A companhia tem feito JVs com operadoras de saúde como a Unimed Nacional e a Porto Saúde, para desenvolver o cuidado integral e controle de custos dessas operadoras.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir