A Ambipar, a multinacional brasileira líder em gestão ambiental, assinou um convênio de cooperação acadêmica-científica com o curso de Engenharia de Produção da Escola da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O objetivo: desenvolver profissionais, conhecimento e tecnologia para promover a valorização de resíduos e a economia circular.

A parceria promoverá o ensino, a pesquisa e as atividades de extensão com foco nos aspectos promotores da economia circular:

Ensino: visitas guiadas às empresas do Grupo Ambipar, aulas e palestras de profissionais da companhia para os alunos nos cursos de graduação e pós-graduação da Mackenzie e elaboração de conteúdo pedagógico com base nas empresas do conglomerado.

Pesquisa: oferta de bolsas de iniciação científica e tecnológica e bolsas de mestrado, além de financiamento de projetos de pesquisa.

Extensão: apoio a projetos de socioambientais capazes de aumentar os impactos positivos da Mackenzie e da Ambipar na sociedade.

O responsável pelo projeto é o diretor de sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello, graduado em Ciência Econômicas pela UFMG, especializado em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, e com MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Leuphana Universität (Lüneburg, Alemanha). Tello também fez o International Leadership Training em Gestão Sustentável pela InWent e Sustentabilidade Aplicada aos negócios: Orientações para Gestores pela Fundação Getúlio Vargas.

Fundador e diretor na Watu Sustentabilidade, uma empresa adquirida pela Ambipar em novembro de 2020, Tello atua há mais de dez anos como professor na Fundação Dom Cabral, é coordenador da Rede Desafio 2030 e do Hub ODS MG. Ao longo de sua carreira atuou em projetos relacionados à sustentabilidade, ao empreendedorismo, ao desenvolvimento regional e ao cooperativismo.

“Nosso objetivo é tornar o Brasil uma referência em economia circular. Para isso, estamos estabelecendo parcerias com instituições de ensino superior capazes de colaborar no desenvolvimento das bases científicas e tecnológicas para o alcance desse propósito,” disse Tello. “Minha expertise como professor e o trabalho que desenvolvo na Ambipar me motivam a desenvolver projetos que contemplem o ESG em diversas esferas. Acreditamos que este será o primeiro de muitos projetos junto a universidades, em todo o Brasil.”

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir