No que preciso focar hoje?

Onde preciso atuar para fechar o gap de participação dos meus produtos no mercado, neste mês?

Como está a minha performance de estoque frente à concorrência?

Essas são apenas algumas das milhares de perguntas que a NIA, a nova inteligência artificial da Neogrid – um ecossistema que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo –, tem a capacidade de responder para a indústria, distribuidores e para o varejo.

Com mais de 6 petabytes – o equivalente a mais de 6.100 terabytes – de informações de cerca de 8 mil clientes, além de dados externos – como 1 bilhão de NFs lidas anualmente – a Neogrid percebeu que a melhor maneira de organizar isso, e gerar valor para o mercado, é ter um sistema consolidado e conectado e viu na IA generativa um meio de tornar isso realidade.

Não foi uma tarefa simples: com tantos dados à disposição, o primeiro desafio da Neogrid foi fazer com que a NIA fosse extremamente pragmática, omnicanal e conseguisse responder exatamente e de maneira simples o que foi perguntado.

jean klaumann

“Foram meses treinando a NIA e trabalhando na fundação tecnológica das nossas APIs para construir uma plataforma robusta, onisciente e que se relacionasse com os clientes de maneira humanizada,” disse o CEO Jean Carlo Klaumann, que trará mais detalhes sobre a NIA no Neogrid Summit, evento que será realizado no próximo dia 15 de agosto.

Porém, mais do que organizar os dados para os clientes, a NIA também é, agnóstica, proativa, preditiva e prescritiva, segundo Klaumann.

Isso acontece porque a NIA já nasce conectada às soluções de inteligência comercial do Ecossistema Neogrid, e que também serão lançadas no Summit 2024 da empresa, como o NeoMarket, que é a solução que acompanha os principais indicadores e alavancas do negócio; o NeoRetail, que acompanha o dia a dia do time de vendas da indústria; e o NeoDistribution, uma solução focada na gestão de performance dos distribuidores da indústria, mas não para por aí. Ela também se conecta a dados externos e em breve estará integrada a mais soluções do portfólio da companhia.

“Trata-se de uma evolução. Nós conectamos um portfólio que nenhuma empresa tem, com informações granulares diárias, de ponta a ponta na cadeia, e que podem ser cada vez mais úteis para geração de insights acionáveis e operar como um verdadeiro assistente dos times comerciais, de vendas, marketing e as lideranças, ampliando a capacidade humana da estratégia à execução,” disse Klaumann.

Logo, a evolução da NIA será levar informações que o cliente nem pediu, a partir de prompts pré-programados – e que poderão ser fundamentais para a estratégia dele dar resultado.

Segundo o CEO, a NIA poderá ser configurada para alertar os usuários por diferentes meios, como o WhatsApp, nos horários e até com o tom de voz que quiserem, sobre potenciais problemas que estão para acontecer – um estoque mais baixo do que o indicado para uma determinada data, por exemplo –, além de sugerir soluções de maneira automática.

A NIA vai permitir, inclusive, alocação de capital mais inteligente, especialmente pela indústria. A Neogrid calcula que, em média, o setor investe 10% do seu faturamento anual – cerca de R$ 100 bilhões – em verbas comerciais (desde promoções até exposições diferenciadas nas gôndolas), mas na maioria das vezes não tem nenhum tipo de controle do resultado.

Esse, aliás, é um problema que a Neogrid também quer solucionar com o PromoTrade, outra ferramenta inédita que a companhia está lançando esse mês.

Klaumann disse que com o PromoTrade será possível criar novas promoções, além de ações de trade marketing e retail media de maneira massificada ou segmentada, com medição de ROI – e, com o futuro suporte da NIA, de forma ágil.

O PromoTrade foi criado pela Neogrid e conta com tecnologia da Mercafacil, que fornece dados de CRM – ou CBM (Consumer Behavior Management) para os íntimos e que vai poder ajudar na construção de promoções com base no comportamento dos consumidores

Resumidamente, o PromoTrade permitirá que o varejo e a indústria criem ações de promoção e retail media hiper personalizados – que vão desde descontos na gôndola, compra de espaço físico e ações no PDV, até programas de fidelidade dos varejistas.

O PromoTrade também quer solucionar um outro problema que é conhecido no varejo: a falta de colaboração entre as duas pontas e a baixa efetividade nas promoções.

Um estudo da Deloitte mostra que de 30% a 45% das lojas não executam os projetos conforme o combinado com os seus fornecedores, além de 41% das promoções sequer geram crescimento nas vendas.

Segundo o CEO, são esses os pontos que o PromoTrade ataca – e a ferramenta também será apresentada ao mercado no Neogrid Summit. Com ela, serão cinco grandes inovações, reforçando o pionerismo da Neogrid.

“A plataforma possibilita que a indústria tenha melhor alocação de capital e valide hipóteses de resultado de uma ação para grupos de consumidores específicos. E o varejo vai ter a oportunidade de expor melhor seu inventário de retail media e captar mais investimento da indústria – tudo isso sensibilizando consumidores com mecânicas criativas e de alto impacto,” disse Klaumann.

 

Neogrid Summit
Data: 15 de agosto de 2024
Horário: 9h às 20h 
Local: WTC São Paulo, Golden Hall

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir