Nem só de tecnologia vive o ecossistema de inovação. Tem espaço pras abelhas também.

A Beeva — uma startup que fabrica e vende produtos como própolis e mel — acaba de começar uma captação em plataforma que permite a investidores de varejo investirem em startups. 

O carro-chefe da foodtech são linhas de mel de floradas específicas da caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro. O plano de negócios se enquadra no tema ESG: a Beeva quer promover o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, a região de menor IDH do País. 

O ESG também está presente nas instalações da empresa, cuja sede fica em uma reserva ambiental e foi construída a partir do design biofílico. 

Todos os materiais e sistemas foram pensados para reduzir o impacto ambiental — do vidro que reveste a fachada ao sistema de reutilização e retorno da água ao lençol freático.

“Queremos transformar os desafios socioambientais em oportunidades de negócio”, diz Jatyr Oliveira, fundador e CEO da startup. Com apenas um ano e quatro meses de vida, a empresa já está em mais de 500 pontos de venda — incluindo gigantes como Carrefour e Pão de Açúcar — e dobrou seu lucro bruto de 2020 para 2021. 

Além das vendas no Brasil, a startup já exporta seus produtos para a China. Recentemente, a startup conquistou selos nacionais e internacionais de alimentos orgânicos: o selo Produto Orgânico concedido pelo Ministério da Agricultura; o FDA e USDA Organic nos EUA; e o selo de agricultura orgânica da União Europeia.

Para aliar lucro e propósito, Jatyr aposta na inovação e na identidade dos produtos — ao mesmo tempo em que tem planos de escalar a operação. 

Mesmo com uma produção artesanal, dados apontam que a caatinga brasileira pode produzir 28 vezes mais do que se produz hoje em dia. 

A Beeva já está preparada para esse salto: sua capacidade produtiva instalada é 60x maior que a utilizada. Parte dessa expansão vai vir da diversificação de seu portfólio de produtos, incluindo a entrada em linhas de pólen, suplementos, cosméticos e bebidas à base de produtos da apicultura. 

Desde que começou a operar, a Beeva já vendeu mais de 245 mil produtos, com um GMV de R$ 4 milhões em menos de um ano e meio. 

Agora, para dar passos ainda maiores, a startup está buscando investidores. Confira todos os detalhes.

A CapTable, que já intermediou mais de 12 mil investimentos em startups, conecta investidores a negócios inovadores. 

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir