A cobertura da Rio-92 – a conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente – mudou a carreira do jornalista André Trigueiro, então repórter da rádio JB/AM

Neste episódio de The Business of Life, Trigueiro conta que ficou “angustiado” quando se deu conta do tamanho do problema ambiental a ser resolvido – e do pouco espaço que o assunto tinha na imprensa.

“Vi que estávamos imersos em uma cultura predatória e não havia tempo a perder,” disse ao rabino Nilton Bonder. Decidiu se especializar na área, mas aos poucos, “cavando espaço” na cobertura tradicional. “Falavam que não seria bom para minha carreira ser setorista de meio ambiente.”

Quando a rádio JB/AM fechou, em 1993, Trigueiro foi contratado pela Globo e, em seguida, migrou para a GloboNews, onde foi repórter e apresentador do Jornal das Dez por 16 anos. Em 2006, lançou o programa Cidades e Soluções, que comanda até hoje. 

Também fez cursos na área – tem uma pós-graduação em gestão ambiental –, passou a dar palestras, escreveu sete livros sobre assunto e criou um curso de jornalismo ambiental na PUC-Rio. 

Bonder lembra que, apesar da especialização e de ter se tornado comentarista, Trigueiro mantém a rotina de repórter. “Tenho opinião, mas, em respeito ao telespectador, prefiro reportar fatos.” 

O jornalista diz que “gostaria de estar vivo” para ver o mundo se livrar do negacionismo – que não é apenas negar a ciência, mas evitar tomar ações para resolver os problemas. “Estamos numa situação limite. Estamos vendo a Terra entrar em colapso.” 

Também disponível em Podcast: