Marcelo Araújo, o CEO das Lojas Marisa desde junho de 2016, está deixando a companhia para assumir o comando da Ipiranga, a rede de 8 mil postos de combustível da Ultrapar.

Araújo vai substituir Leocádio Antunes Filho, um veterano que chegou à Ultrapar com a compra da Ipiranga em 2007 e virou presidente do negócio há cerca de 15 anos. 

 
A mudança na Ipiranga vem 11 meses depois que Frederico Curado assumiu o comando da Ultrapar — que deriva 70% de sua geração de caixa da Ipiranga  e num momento de oxigenação da cultura da empresa.  Em maio, Paulo Cunha, aos 77 anos, renunciou à presidência do conselho, e a Ultrapar anunciou a saída de André Covre, um ex-CFO que estava encarregado do negócio Extrafarma.
 
Sob a gestão de Leocádio, a Ipiranga cresceu em número de postos, criou a maior rede de lojas de conveniência do Brasil e destacou-se por seu trabalho de branding, criando uma referência que rapidamente se integrou à cultura popular: o “posto Ipiranga” que tem todas as soluções.
 
Nos últimos dois anos, no entanto, a Ipiranga perdeu participação de mercado e teve sua tentativa de aquisição da Alesat — uma forma de comprar crescimento — vetada pelo CADE, que também vetou a compra da Liquigás.   Como conseqência, a Ultrapar viu seu valor de mercado mergulhar e seu múltiplo na Bolsa contrair.
 
Para Araújo, um gestor profissional com passagens por várias companhias, o novo cargo é uma espécie de volta às origens: ele começou sua carreira na Shell do Brasil, onde trabalhou dez anos nas áreas de operações, varejo, lubrificantes, marketing, planejamento e engenharia. 
 
Depois da Shell, Araújo teve passagens pela Natura, CSN, Camargo Corrêa (onde cuidou de Santista e Alpargatas) e pelo Grupo Libra.
 
Ele assume o cargo em 1 de outubro, e Leocádio vai facilitar a transição permanecendo até o fim do ano.
 
Na Marisa, Araújo deixa um turnaround inacabado: o trabalho feito até agora ainda não foi refletido no preço da ação, que está abaixo de onde estava quando ele assumiu o cargo, em 28 de junho de 2016.
 
A Marisa anunciou agora à noite que Marcio Goldfarb, membro da família que controla a empresa, vai assumir como CEO interinamente.
 
Goldfarb, que até agora era o chairman da companhia, será substituído pelo conselheiro Héctor Nuñez.
 
SAIBA MAIS