Eu sei o que é passar um Natal sem nada. Eu sei o que é ter perdido a casa e confiar na caridade dos outros.
 
Meu pai passou por um período curto mas muito difícil no início dos anos 90. Ele se recuperou e acabou construindo uma prática de advocacia muito bem sucedida depois, mas a dor de acordar na manhã de Natal, sem nada e vivendo em uma casa que não era a nossa, nunca será esquecida por mim.

A caridade dos outros na minha própria vida enquanto adolescente me motivou a me envolver com uma instituição de caridade durante a faculdade chamada “Sub For Santa” [algo como Substitutos de Papai Noel].

A ideia é muito simples: proporcionar a alegria do Natal às pessoas que passam por um momento difícil.

Minha família e eu nos mudamos para o Brasil há quase uma década para construir uma gestora, a NCH Capital, e embora o mesmo programa não funcione no Brasil, temos individualmente (e, no ano passado, como empresa) fornecido presentes e alimentos a algumas famílias.

Mas este ano, queremos fazer uma diferença ainda maior.

Minha esposa está no conselho global de uma instituição de caridade chamada BrazilFoundation e, através deles, conhecemos Alan Duarte, que administra uma ONG chamada Abraço Campeão.

O Brazil Journal escreveu sobre Alan recentemente. Ele é um verdadeiro lutador pela mudança em sua comunidade e, de fato, em todo o Brasil.

Alan me conta que muitas famílias sofreram em sua comunidade durante a recessão, e este ano tem sido particularmente difícil. Por meio do Abraço Campeão, queremos fazer um grande esforço para proporcionar o Natal para essas famílias.

Nosso objetivo é fornecer presentes e itens básicos para mais de 100 famílias carentes no Complexo do Alemão, aqui no Rio de Janeiro.

Os leitores do Brazil Journal incluem alguns dos mais importantes indivíduos e líderes no Brasil, de CEOs, CFOs a chefes de gestoras de investimento. Você pode fazer uma enorme diferença através de um simples ato de bondade.

Pedimos que nos ajude da maneira que puder. Se você administra uma varejista de roupas, você tem encalhes que possam ser doados? Ou, se você tem um negócio de alimentos com estoque de itens básicos, você pode doar?

Para outros leitores, talvez você e seus colegas possam se juntar para recolher alimentos, brinquedos e roupas durante as próximas duas semanas?

 
Nosso privilégio na vida nos requer responsabilidade.

Temos escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo e os usaremos como sites de coleta. Organizaremos as doações para entrega no ginásio utilizado pelo Abraço Campeão no dia 19 de dezembro. A partir daí, os presentes serão distribuídos às famílias necessitadas.

Qualquer doação monetária pode ser feita diretamente ao Abraço Campeão.

Se você quiser doar itens como presentes e comida, entre em contato conosco através do seguinte email: clientesbr@nchcapital.com. Forneceremos as instruções sobre como entregar itens em nossos escritórios. Roupas, brinquedos, etc., devem ser novos e não usados.

Ajudaremos a coordenar a entrega de itens no Rio e em São Paulo, e se você estiver disponível para ajudar a entregar os itens, indique isto no mesmo endereço de email.

Aprendi com minha própria experiência pessoal como adolescente, há quase 30 anos, como pequenos atos de bondade podem mudar uma pessoa para sempre. Isso me deu a motivação para hoje ajudar os outros.

Nunca saberemos exatamente o impacto que temos sobre aqueles que precisam e que, da mesma forma, um dia se sentirão inspirados a dedicar suas vidas ao sucesso e à ajuda ao outro.

Esperamos que você possa nos ajudar neste Natal e fazer disso uma nova tradição nos próximos anos.

 
James Gulbrandsen é co-fundador e chief investment officer da NCH Capital Brasil.