A Gerdau reafirmou a sua posição como referência em comunicação e diálogo com a sociedade ao ser reconhecida com dois importantes prêmios em 2024, entre eles o de CEO Comunicador do Ano, concedido a Gustavo Werneck no Prêmio Aberje 2024.

Prestes a completar 124 anos de história, a Gerdau continua moldando o futuro com inovação e responsabilidade, conectando as necessidades da sociedade e os desafios contemporâneos. 

No comando de Gustavo Werneck, a empresa se mantém conectada com a história da indústria brasileira, buscando estar cada vez mais próxima da sociedade, com a ambição de ser parte das soluções aos dilemas e desafios enfrentados.

Com o apoio do CEO, a companhia tem construído um canal aberto entre as empresas e as partes interessadas, facilitando um entendimento mútuo e promovendo a responsabilidade social. 

Werneck é uma figura que se destaca como um líder inspirador tanto para os colaboradores e colaboradoras da Gerdau e para a sociedade como um todo. Sua trajetória é marcada pela inovação, visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento sustentável, valores que norteiam a transformação da Gerdau em uma das empresas mais admiradas e respeitadas do setor de aço global.

Segundo o CEO, “não há nada mais importante que termos uma comunicação humanizada nas empresas e em nossas relações. É isso que acredito, incentivo e fico muito lisonjeado em ver esta jornada sendo reconhecida. O futuro se molda também por meio da comunicação”.

Comunicador do Ano

O reconhecimento de Gustavo Werneck, eleito pela segunda vez como CEO Comunicador do Ano no Prêmio Aberje 2024, reflete o esforço coletivo de mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras, que se engajaram na jornada de evolução cultural proposta pela Gerdau nos últimos anos. 

“Essa conquista representa uma oportunidade única de reforçar nosso compromisso em estarmos cada vez mais presentes e conectados com a sociedade, promovendo uma comunicação transparente, ética, ágil e empática,” disse Werneck.

Promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o prêmio é considerado a maior honraria na área de comunicação corporativa do país, incentivando a inovação e a excelência no setor. 

“Me orgulho muito de receber este reconhecimento, pois busco sempre praticar e estimular uma comunicação cada vez mais humanizada na Gerdau. Acredito muito no diálogo como ferramenta estratégica de relacionamento com todos os nossos stakeholders,” disse Werneck. “Vejo meu papel como CEO na verdade como Chief Enabling Officer, ou seja, um verdadeiro facilitador de caminhos para que nossas pessoas desempenhem ao máximo todo o seu potencial criativo.”

O executivo disse que o trabalho na Gerdau é para “não matar as ideias assim que nascem, mas sim contribuir para moldá-las.” 

“Foi assim que a Gerdau se tornou pioneira em movimentos de comunicação importantes no país, no setor e alcançou destaque global de conquistas na indústria do aço. Este reconhecimento é resultado do esforço de todos os nossos milhares de colaboradores,” disse.

Entre os destaques da Gerdau no ano, o Prêmio Aberje reconheceu a atuação solidária e humanitária da maior produtora brasileira de aço durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. 

Fundada no estado há mais de 123 anos, a empresa mobilizou recursos significativos para apoiar a reconstrução da região e prestar assistência de diversas formas às comunidades afetadas. 

Além disso, a companhia realizou diversas ações de comunicação ao longo do ano, incluindo parcerias com o Rock in Rio e o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.

Para Werneck, é importante valorizar e manter um diálogo contínuo, aberto e eficiente junto a todos os públicos que interagimos como empresa. 

“A transparência, agilidade e clareza na relação com jornalistas também é fundamental para seguirmos contribuindo na construção de uma sociedade cada vez mais democrática e com acesso à informação,” disse o CEO.

Além disso, a Gerdau foi vencedora nacional na categoria “Sociedade” no prêmio Aberje 2024, com o case “Como a Gerdau se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte”, que apresenta a estratégia de comunicação para fortalecer a conexão da marca com a população mineira, unindo-se às instituições esportivas do Minas Tênis Clube, do Atlético Mineiro e do Cruzeiro.

A 50ª edição do prêmio valorizou o ecossistema da comunicação corporativa, reconhecendo e premiando os esforços de empresas e seus parceiros para ampliar o diálogo com os stakeholders e gerar impactos positivos na sociedade. 

A cada edição, o prêmio aborda as principais tendências da comunicação, celebrando o trabalho, as conquistas e o impacto dessas organizações.

A empresa do ano

A maior empresa brasileira produtora de aço também foi eleita a Empresa do Ano no Prêmio Jatobá 2024 pelo terceiro ano consecutivo. Promovida pelo Grupo Empresarial de Comunicação (GECOM), a premiação é uma das mais prestigiadas do setor de comunicação corporativa no Brasil.

O Prêmio Jatobá tem como missão fortalecer a atividade de relações públicas no Brasil e na América Latina, ampliando a relevância das boas práticas e incentivando a excelência em todas as frentes de atuação, sempre com protagonismo do setor de comunicação e de seus profissionais.

Além de conquistar o principal prêmio da noite, a companhia foi vencedora em outras duas categorias: Campanha Institucional, com o case “Gerdau no The Town – Modernizando uma marca de 123 anos com música e entretenimento”, e Comunicação com Comunidade, com o case “Como a Gerdau se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte”. 

A Gerdau também foi finalista na categoria Experiência de Marca, com o case “Fórmula de aço – O aço Gerdau no topo do pódio do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1”. 

Werneck disse estar orgulhoso pela empresa ter recebido esse reconhecimento pelo terceiro ano consecutivo. 

“Nossos cases vitoriosos refletem nossa busca por soluções para os desafios da sociedade, seja por meio do aço Gerdau, 100% reciclável e com baixa emissão de carbono, seja pelo pilar de atuação social da companhia, que inclui iniciativas para fomentar o surgimento e o desenvolvimento de novos atletas e contribuir para a inclusão social de jovens por meio do esporte,” disse Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir