Um conteúdo
Temas como engajamento do colaborador e transformação digital conversam diretamente com grandes problemas enfrentados pelo RH: a perda de talentos estratégicos e a necessidade de aumentar seu impacto diante da empresa como um todo.
Para essas dores, a HRtech Dialog encontrou no conceito de super app a solução que hoje está ao alcance de cerca de 350 mil pessoas e ajuda gestores de mais de 80 empresas como Pepsico, Movida, Via e Cyrela.
Ao reunir em único aplicativo funcionalidades nativas e integração com sistemas externos para estimular e simplificar a experiência do colaborador, a startup coloca seu super app como aliado do RH.
Suas features apostam em uma comunicação direta com os funcionários, dá espaço para cocriação, o que prioriza a mobilidade, gamifica suas ações, além de focar no público operacional, que usualmente tem menos acesso à comunicação e aos serviços oferecidos pela empresa.
Isso reverbera positivamente na percepção da cultura organizacional e na retenção de talentos.
Em empresas consideradas como excelentes locais para se trabalhar e que têm a cultura organizacional como um dos pilares, o turnover voluntário é de 7%, enquanto na média geral o índice sobe para 20%, segundo dados do Dieese levantados pelo Great Place To Work.
O custo com treinamento e desenvolvimento de funcionários representa de 1% a 5% do faturamento das empresas. Sendo assim, reduzir em 50% o turnover da empresa pode enxugar entre 0,5% e 2,5% as despesas do orçamento.
O presente do RH tem “super” no nome
Recursos Humanos deixou de ser uma área suporte faz tempo.
Na pandemia, seu poder estratégico atingiu novos níveis, impactando fortemente o negócio como um todo. Investir em ferramenta digital permite manter esse status ao dar um importante passo rumo a uma cultura cada vez mais inovadora, ágil e disruptiva que cruza resultados com a experiência do colaborador.
As pessoas não têm mais vontade e até mesmo paciência para decorar logins e senhas de diversos portais para qualquer finalidade, muito menos se for algo relacionado às burocracias do trabalho.
Hoje, a facilidade e praticidade se tornaram indispensáveis para uma boa relação entre RH e funcionários. E esse é o cenário perfeito para promover uma digitalização que dê respaldo à performance da área.
De acordo com um estudo realizado pela KPMG, em 2020, 69% dos profissionais de RH consideram que o setor de gestão de pessoas precisa se reinventar para lidar com novas demandas.
O que faz o super app Dialog?
O super app conta com funcionalidades nativas e módulos à parte que formam uma grande teia pronta para atacar problemas de comunicação, falta de engajamento, cultura organizacional e muitos outros que prejudicam o trabalho do RH.
Algumas dessas funcionalidades são:
● Timeline interativa que favorece o senso de pertencimento;
● Espaço para pesquisas de pulso, clima e até mesmo eNPS;
● Quiz que envolve os colaboradores em pautas de forma divertida;
● Ranking dos colaboradores mais engajados com a solução;
● Portal para receber ideias, sugestões e reclamações;
● Chatbot com acesso automatizado para esclarecer sobre férias, atestados etc;
● Integração com sistemas de folha e ponto digital.
Outro ponto digno de atenção é a mensuração, que faz parte do DNA da Dialog. A plataforma conta com um painel administrativo com relatórios e diversas métricas que norteiam ações de sucesso. Assim, o profissional de RH ganha tempo para focar em outras atividades estratégicas.