A 4×4 Capital está investindo na Schwans Home Delivery — que nasceu há mais de 70 anos vendendo sorvetes na rua e é hoje uma das maiores companhias de comida congelada dos Estados Unidos.

A gestora de Nova York, fundada pelo ex-executivo da Anheuser-Busch InBev Alexandre Médicis, está comprando o controle da empresa, que continuará tendo a família Schwans como um sócio relevante.

O valor da transação não foi revelado. 

10564 eaa68fc4 dde2 3a56 121c d352e8cae750A Schwans — que está passando por um processo de rebranding e vai se chamar Yelloh — faturou US$ 780 milhões ano passado com um modelo pouco comum.

Ela tem 2.500 caminhões que passam nos subúrbios e áreas rurais dos EUA oferecendo os produtos congelados do portfólio — mais de 300 SKUs que vão de pizzas e proteínas a frutas e vegetais. 

“O modelo deles é diferente do delivery tradicional,” Alexandre disse ao Brazil Journal. “Eles não esperam a pessoa fazer o pedido. Eles têm uma equipe que vai visitar a cada duas semanas a casa dos clientes já cadastrados para oferecer ativamente os produtos.”

Nos EUA, a Schwans é a única operando dessa forma. Na Europa, a alemã Bofrost atua com esse mesmo modelo. 

Alexandre disse que vê bastante potencial para expandir a base atual de clientes da companhia — que soma mais de 1,6 milhão de pessoas cadastrados em 48 estados americanos.

Ainda assim, a principal avenida de crescimento para os próximos anos deve ser a entrada em novos canais — o que pode ser feito por meio de M&As.

“A mão de obra nos Estados Unidos está muito cara, então se você conseguir oferecer, por exemplo, pratos prontos congelados para redes de restaurantes seria uma proposta de valor interessante,” disse Alexandre.

Outro plano é entrar em supermercados e lojas de conveniência, além de adicionar novos produtos ao portfólio — por exemplo, comida asiática e mexicana.

“Eles têm 300 centros de distribuição e 2.500 caminhões operando com grande capacidade ociosa,” disse o gestor. “Faz todo o sentido usar essa infraestrutura para crescer em outros canais.”

O investimento é o segundo da 4×4 Capital, fundada por Alexandre em 2018 depois de uma carreira de décadas na Ambev e na Anheuser-Busch InBev. 

A 4×4 Capital captou cerca de US$ 500 milhões. A cada investimento, ela usa parte deste capital e usa alavancagem no ativo adquirido, como é comum no mercado americano.

Em 2021, a gestora comprou um portfólio de marcas de barrinhas de proteínas e whey protein que pertenciam à KKR, criando uma plataforma para expansão nesse segmento batizada de 1440 Foods. 

Segundo Alexandre, a gestora ainda tem buying power para investir em mais uma ou duas teses, além de fazer follow-ons nos dois primeiros fundos para bancar novos M&As.