Num encontro com funcionários do banco na quarta-feira, o CEO do JP Morgan rasgou o verbo sobre trabalho remoto, burocracia e a ineficiência que ele ainda vê no maior banco do mundo.

Numa tirada cheia de expletivos, Jamie Dimon botou os pingos no is e deixou claro que a pandemia já acabou há muito tempo.

Jamie Dimon

Abaixo, trechos dos comentários de Dimon, de acordo com um aúdio obtido pela Barron’s.

Vocês sabem que estou certo [sobre isso]. Muitos de vocês estavam na m@#%a do Zoom, e vocês estavam fazendo o seguinte: olhando seus e-mails, enviando mensagens de texto um para o outro sobre o quão idiota é aquele colega de trabalho, não prestando atenção, não lendo suas coisas…. E se você acha que isso não diminui a eficiência, a criatividade, e não cria grosseria — faz isso sim.

Quando descobri que as pessoas estavam fazendo isso… Ninguém faz isso nas minhas malditas reuniões. Se você vai se encontrar comigo, você tem toda a minha atenção, o meu foco. Eu não trago meu maldito telefone, não vou ficar mandando mensagem de texto para as pessoas. 

Simplesmente não funciona! Não funciona para a criatividade e retarda a tomada de decisões. E não me venha com essa m@#%a de que trabalhar em casa na sexta-feira funciona. Eu ligo para um monte de gente às sextas-feiras e não consigo falar com ninguém. 

***

Mas aqui vão os problemas – e eles são substanciais. As gerações mais novas [os funcionários mais jovens] estão sendo prejudicadas por isso. Eles podem ou não fazer parte do seu time, mas eles estão sendo deixados para trás.

Eles estão sendo deixados para trás socialmente, nas ideias, no encontro com as pessoas. Na realidade, minha aposta é que a maioria de vocês vive em comunidades muito menos diversas do que essa sala.

***

Cada área deveria buscar ser 10% mais eficiente. Se eu estivesse gerindo um departamento com 100 pessoas, eu garanto para você que, se eu quisesse, eu conseguiria geri-lo com 90 pessoas e ser mais eficiente. Eu garanto para você. E eu poderia fazer isso enquanto eu durmo.

Essas burocracias — “eu preciso de mais pessoas, eu não consigo fazer” — é porque você está preenchendo requisições que não precisam ser feitas, sua equipe está indo em reuniões que ela não precisa ir… Alguém me contou que para aprovar algo no wealth management eles tinham que ir em 14 comitês. 

Estou ansioso para pegar o nome desses 14 comitês, e eu estou sentindo uma vontade de demitir 14 chairmen de comitês.

Eu não aguento mais.

***

Você tem uma escolha: você não precisa trabalhar no JP Morgan. Então as pessoas aqui que não querem trabalhar na companhia, está tudo bem por mim. Não estou bravo com vocês. Não fiquem bravos comigo. É um país livre. Você pode andar com seus próprios pés.

Mas essa companhia vai estabelecer seus próprios padrões e fazer do nosso jeito.

Já estou farto desse tipo de coisa. Eu tenho vindo, eu tenho trabalhado sete dias por cada maldita semana desde a covid.  Eu venho e, ‘onde está todo mundo’? ‘Eles estão aqui, estão ali, estão nos Zooms, e os Zoomers não aparecem. E as pessoas falam que eles não fazem as coisas direito.’

Não é assim que você toca uma boa companhia. Não construímos essa grande companhia fazendo isso. Fazendo a mesma m@#%a ‘semi-doente’ que todo o resto faz.