O Walmex acaba de contratar o CEO do Mercado Livre no México para liderar sua operação online.

Ignacio Caride, que estava no MELI há treze anos, tem uma vasta experiência no ecommerce mexicano – um mercado no qual as compras com cartão de crédito ainda não decolaram e a imensa maioria da população ainda prefere pagar em dinheiro.

A contratação vem num momento em que a subsidiária do Walmart no México sofre para aumentar sua participação nas vendas online e vê a Amazon nadar de braçada, conquistando a liderança de mercado menos de dois anos depois de entrar de forma definitiva no país.

“O Walmex está contratando um ativo de um concorrente com histórico comprovado com uma sólida compreensão do comércio eletrônico”, disse Álvaro Garcia, do BTG Pactual, num relatório. Ele não espera uma mudança na estratégia da companhia no curto prazo, mas aponta que a chegada de Caride pode implicar uma aposta mais agressiva do Walmex no modelo de marketplace.

O Walmex é uma das operações mais rentáveis do Walmart nas lojas físicas – mas o ecommerce é outra história. O market share da companhia no varejo online está praticamente estagnado desde 2014, saindo de 4,1% para 4,5% no ano passado, segundo dados da Euromonitor.

No mesmo intervalo, a participação do Mercado Livre saiu de 7% para 8,5%. Mas ainda assim, a empresa perdeu a liderança para a Amazon, que saiu de 0,4% para 8,8% do mercado.

Num país onde mais da metade da população adulta não tem cartão de crédito e até salários são recebidos em cash, o principal trunfo da Amazon veio em outubro do ano passado. A companhia lançou uma plataforma de pagamento em dinheiro que permite que os consumidores carreguem suas contas Amazon fazendo depósitos nas lojas da 7-Eleven. Com a conta carregada, o comprador entra no site e faz a compra.

No Mercado Livre, ocorre o inverso: depois de fazerem o pedido online, o consumidor tem um prazo para pagar a fatura em alguma loja da Oxxo, a rede de lojas de conveniência que pertence à Femsa. Mas este deslocamento até a loja acaba inibindo compras por impulso: 60% a 70% dos consumidores não comparecem à loja para fazer o pagamento, cancelando a compra.

O Walmex ainda tem um modelo muito integrado com as lojas físicas. Há mais de 2 mil quiosques dentro das lojas do Walmart em que o consumidor pode pedir online e pagar no caixa. O desafio é básico: fazer com o que o consumidor se habitue a comprar em casa ou do smartphone.

Ainda que no México Caride continuará lutando contra Jeff Bezos, na América Central ele terá um oceano azul para explorar – um mercado ainda intocado pela Amazon e até mesmo pelo Mercado Livre. Enquanto a América do Sul patina, o PIB da América Central deve crescer 4% neste ano e no próximo, de acordo com o FMI.