Em um movimento inédito em sua história centenária, a Rolex está comprando a Bucherer, a tradicional loja suíça de relógios de luxo, marcando o seu ingresso no varejo.

Carl Bucherer foi um dos primeiros revendedores da Rolex, numa relação comercial iniciada em 1924. A rede suíça, cuja história remonta a 1888, tem hoje mais de 100 lojas em todo o mundo. Os valores da transação não foram divulgados.

Até agora, a Rolex tinha apenas uma flagship store em Genebra.

Agora, a maior fabricante de relógios de luxo da Suíça, que fatura US$ 10 bilhões produzindo 1 milhão de peças ao ano, poderá contar com uma rede própria para colocar seus modelos no mercado.

A Rolex, entretanto, disse que manterá a independência na relação comercial com a Bucherer, e que isso não afetará em nada o relacionamento da fabricante com  sua extensa rede de representantes e revendedores.

“Sei…” – foi a reação do mercado.

O negócio está sendo visto como uma bomba-relógio para os revendedores dos modelos mais exclusivos dos relógios de luxo.

A britânica Watches of Switzerland – que tem metade de seu faturamento vindo das vendas de Rolex – chegou a perder 25% de seu valor de mercado em questão de minutos.

Com seu papel sob ataque, o grupo publicou uma nota afirmando que a compra da Bucherer não deve ser vista como “um movimento estratégico da Rolex de entrada no varejo” e que se trata de “uma reação aos desafios da sucessão na Bucherer.”

O comunicado ao mercado diz que “a Bucherer é uma parceira de longa data da Rolex (ao lado do grupo The Watches of Switzerland)” e que “Jorg G Bucherer tem 86 anos e é o neto do fundador, Carl F Bucherer.” “A família de Bucherer não tem sucessores e é seu desejo constituir uma fundação com os proventos da transação.”

O texto diz ainda que “não haverá envolvimento operacional da Rolex na Bucherer”, e que a fabricante suíça “não vai alterar o seu processo de alocação de produtos ou desenvolvimento da distribuição como consequência da aquisição.”

O comunicado surtiu pouco efeito, e a ação encerrou o dia em queda de 20%, o menor preço em quase três anos.

“A Rolex pode estar prometendo tratar todos com isonomia, mas a coisa facilmente pode mudar no futuro,” uma corretora disse à CNBC.

Jorg Bucherer teria tomado a decisão de fato porque não possui herdeiros diretos. Ele faz parte da terceira geração da família no negócio e é o último ainda vivo a ter mantido contato com Hans Wisldorf, um dos fundadores da fabricante de relógios que, em 1905, viria a se tornar a Rolex.

A Bucherer, fundada em Lucerna, também faz relógios – e começou antes da Rolex, em 1888. Os clássicos modelos da linha Carl F Bucherer custam a partir de US$ 3.500 – metade do preço de um Rolex de entrada.

A Bucherer também faz parte do grupo de representantes que começou a vender Rolex usados com certificado de garantia emitido pela fabricante.

O grupo WoS é o maior revendedor de relógios de luxo no Reino Unido e tem mais de 200 lojas na Europa e nos EUA. Além da Watches of Switzerland, o grupo tem as bandeiras Mappin & Webb, Goldsmiths, Mayors e Betteridge, além de operar lojas exclusivas de algumas marcas – entre elas, Omega, TAG Heuer e Breitling.

 

MAIS ROLEX

Rolex usado agora virá com certificado