O Nubank anunciou hoje que fechou uma parceria com a OXXO no México para expandir sua rede de pontos de depósitos e saques em dinheiro — resolvendo um dos grandes gargalos para sua expansão no país, onde boa parte da população ainda usa dinheiro vivo.
A parceria — cujo economics não é público — vai dar aos 9 milhões de clientes do Nu México acesso a 22 mil novos pontos de depósito/saque.
A parceria passa a valer amanhã para os saques; e para os depósitos, nos meses seguintes.
O Citi disse que a parceria “reafirma o compromisso do Nubank em oferecer capacidades de depósito e saque em escala, reduzindo sua desvantagem competitiva em relação aos bancos incumbentes do México.”
A parceria do Nubank com a OXXO não é exclusiva; a varejista já tem contratos do tipo com outros bancos.
No ano passado, o Nubank já havia fechado parcerias semelhantes com outras redes de varejo, como a Gentera, dona da rede Yastás, a Soriana e a Chedraui. Somando todas elas, o Nubank passa a ter 30 mil pontos de correspondentes bancários no país, um share de 60% desse mercado.
O Citi notou que um estudo recente da COFECE (a Comision Federal de Competencia Económica) mostrou que os correspondentes são o canal mais usado pelos clientes e aquele considerado mais conveniente, dada a proximidade.
Esse tipo de parceria é relevante no México porque o país ainda é extremamente dependente do dinheiro físico. Para se ter uma ideia, a penetração do cartão de crédito é de apenas 12% da população, em comparação a 49% do Brasil.