Dois veteranos da Constellation deixaram a gestora de Florian Bartunek no mês passado para abrir uma nova casa que vai seguir a mesma estratégia de gestão: um fundo long-only com visão de longo prazo buscando negócios que aliem qualidade e crescimento. 

11535 c96cb6ed c304 48c7 da82 a8b988964ecbPara lançar a Aster Capital, Marcello Silva e Marcos Matsutani — que estavam há 15 e 12 anos na Constellation — estão se juntando ao ex-CTO da Totvs e Netshoes, Rodrigo Nasser, e Marcela Sergent, que trabalhou na Kondor e Apex Capital. 

A saída de dois gestores sêniores da Constellation gerou a tradicional intriga de mercado, mas Marcello diz que até o nome da nova gestora é uma homenagem à Constellation — Aster significa ‘estrela’ em grego. 

“Foi uma homenagem e uma forma de demonstrar carinho e gratidão por todos os anos que tivemos lá,” diz Marcello, que fazia parte do comitê de investimentos com Marcos, Florian e outros três gestores. “Gostávamos muito de lá, mas tem uma questão de custo de oportunidade. Se você quer maximizar suas chances de sucesso nesse negócio, você tem que fazer isso no seu high, e não no low.”

Como a maior parte das empresas de alto crescimento estão no setor de tecnologia, a Aster vai ter em Rodrigo uma espécie de ‘advisor,’ dada sua expertise no setor. Ele vai ajudar na discussão sobre modelo de negócios de todas as empresas do portfólio. 

“Temos uma tese que as empresas gostam de conversar quando você traz uma discussão pertinente. Se você tem uma visão inteligente sobre mudanças de tecnologia, uma visão diferente sobre o setor, as empresas escutam,” diz ele. “Minha função é trazer essas discussões.”

A Aster terá uma área de dados proprietários e pretende produzir relatórios, apresentações e pesquisas que serão usados por seu time de análise e compartilhados com clientes e empresas investidas. 

A gestora está começando as conversas para a captação do fundo com foco em family offices, e deve começar a operar no final do ano. Mais à frente, a ideia é distribuir o produto também em plataformas. 

11536 f6fe1d51 a4b0 30b5 66f3 ba07856ddc83A carteira deve ter em torno de 20 empresas, com Marcello (o CIO) e Marcos liderando o comitê de investimentos. 

Os dois têm expertises complementares. 

Enquanto Marcello se especializou em varejo, tecnologia e fintechs, Marcos sempre olhou para a velha economia (transportes, utilities e commodities). 

Na Constellation, Marcello foi um dos responsáveis pelos investimentos no Mercado Livre, Totvs e Weg, além do aporte que a gestora fez na VTEX. Marcos era responsável pelas posições em Eneva, Klabin e Rumo.