João Carlos Camargo, um empresário de mídia com amplo trânsito no mundo empresarial e político, vai substituir Rubens Menin como chairman executivo da CNN Brasil e se tornar sócio da emissora.

“O João tem uma habilidade fantástica nesse meio, e eu não tenho isso,” Rubens, que controla a CNN e três empresas listadas, disse ao Brazil Journal. “Ele tem tempo, e eu não tenho. O importante desse negócio é que ele vai ser full time. Vai ficar 24 horas por dia lá dentro e vai somar muito.”

Joao camargoAlém da CNN Brasil, Rubens participa hoje de 10 outros conselhos, incluindo os de suas três maiores empresas – MRV, Log e Inter – subsidiárias como a Urba e a Resia, e o conselho da Rádio Itatiaia, em Minas Gerais, que os Menin compraram no ano passado.

A missão de Camargo será “crescer muito a plataforma da CNN, sem viés partidário,” disse Rubens. “A CNN não é uma plataforma para apoiar governo A ou B.” 

O novo chairman da CNN Brasil foi criado numa família que respira política e rádio. 

Seu pai, o ex-deputado e empresário José Camargo, falecido há dois anos e meio, fundou um grupo de comunicação que hoje inclui as rádios Alpha, BandNews FM, Nativa e 89 FM. Os Camargo também são sócios de Johnny Saad na Band News FM São Paulo.

O pendor para a política não ficou apenas no patriarca. Nos anos 80, Camargo tinha apenas 23 anos quando foi secretário de Governo de Jânio Quadros na Prefeitura de São Paulo. Mais tarde, foi assessor especial de Zélia Cardoso de Mello no Governo Collor. (Zélia havia trabalhado com seu sogro, Dilson Funaro, o ministro da Fazenda de Sarney.)

10602 a620d2ef 00a0 0ba8 605d a3b274b686faApesar da nova posição na CNN, Camargo continuará sócio da Esfera, a empresa que promove encontros entre empresários e membros do Governo e do Congresso.  Sua filha, Camila Funaro Camargo, vai assumir como CEO.

Camargo e Rubens ficaram mais próximos depois que  o fundador da MRV se cadastrou na Esfera no início deste ano; os dois passaram a se falar com frequência. 

Rubens disse que Camargo terá uma participação acionária na CNN e que seus interesses estão alinhados.

Camargo já teve um encontro hoje com Sebastian Laver, o head de partnerships da CNN para a América Latina, e Samson Desta, o vp que supervisiona a qualidade editorial da empresa em Atlanta.

O anúncio interno está sendo feito agora à tarde.