A Oaktree, uma das gestoras de recursos mais respeitadas do mundo, vê a economia americana entrando numa “recessão moderada”.

Na opinião da gestora, esta deve ser a consequência do aumento de juros necessário para conter o maior movimento inflacionário em 40 anos.

Durante um evento fechado para investidores em São Paulo, David Rosenberg, co-gestor da estratégia de crédito global da Oaktree, disse que não espera ver uma grande quantidade de empresas entrando em default, como costuma acontecer em recessões.

Para ele, as companhias, de maneira geral, estão capitalizadas e não precisam de dinheiro novo – a maioria aproveitou os juros baixíssimos dos últimos dois anos para refinanciar dívidas e alongar prazos.

O resultado é que menos de 10% das dívidas corporativas vencem no curto prazo. “É diferente do que aconteceu na crise de 2008, quando as empresas precisavam de dinheiro e o mercado estava fechado”, afirmou Rosenberg, de acordo com pessoas que participaram do evento.

Com cerca de US$ 170 bilhões sob gestão, a Oaktree forma sua visão da economia a partir das empresas em que investe ou pretende investir.

As conversas mais recentes mostram que muitas companhias americanas vêm cortando custos porque não têm conseguido repassar os aumentos aos consumidores. Além disso, estão tentando montar cadeias locais de suprimentos – um reflexo da ‘desglobalização’, da covid e da guerra da Ucrânia.

“Sai mais caro, mas pelo menos garante que a produção não vai parar, como aconteceu em alguns setores durante a pandemia,” disse Rosenberg, segundo alguns dos presentes.

A alocação da Oaktree em crédito está concentrada principalmente nos Estados Unidos. Em seguida Europa e, na sequência, uma pequena parte em países emergentes como Brasil e Argentina.

Sem a Rússia como opção em razão da guerra, e em meio às dúvidas sobre a China, a América Latina está sendo vista como alternativa, até porque é favorecida pelo aumento dos preços das commodities.

Mas como justamente por isso o mercado está ficando caro, os gestores monitoram para ver até quando haverá oportunidades de compra.