A dominância cada vez maior do TikTok não é novidade – mas agora, um novo estudo do Pew Research Center produziu números e colocou a coisa em perspectiva. 

Segundo o levantamento, cerca de um terço dos americanos já está no TikTok, e 52% deles já postaram algum vídeo na plataforma.

O estudo também comprovou a assertividade brutal do algoritmo da rede social chinesa. 

85% dos quase 3 mil americanos entrevistados disseram achar “interessante” o conteúdo que aparece em sua página “For You”, com 40% deles dizendo achar o conteúdo “extremamente” ou “muito interessante.” Em contrapartida, apenas 14% disseram não considerar o conteúdo interessante.

Entre os jovens, de 18 a 34 anos, essa porcentagem é ainda maior, com 47% dos entrevistados achando o conteúdo “extremamente” ou “muito interessante.”

Outra descoberta do estudo é que 25% dos usuários da plataforma são responsáveis por produzir 98% de todos os vídeos publicados.

“Isso está em linha com um estudo prévio que fizemos com usuários do Twitter, que mostra uma porcentagem semelhante de usuários muito ativos criando a maioria dos conteúdos da plataforma,” diz o estudo.

Apesar de 52% dos americanos já ter postado algo no TikTok pelo menos uma vez, a maioria deles usa a plataforma apenas para acompanhar o conteúdo produzido por outros.

O usuário americano típico da plataforma também não adiciona nenhuma informação no campo “bio” de seu perfil.

Segundo o Pew Research, 70% dos usuários escolheram seu nickname na plataforma (em vez de adotar o nickname aleatório sugerido pela plataforma), mas uma porcentagem idêntica não coloca nenhuma informação em sua “bio”.

“O americano adulto médio segue 154 contas mas tem apenas 36 seguidores — e não recebeu nenhum like de outros usuários,” diz o estudo.