Na sua primeira aquisição em mais de duas décadas, a dona do Big Mac está apostando no Big Data.
O McDonald’s pagou US$ 300 milhões pela Dynamic Yield, uma empresa israelense que usa algoritmos e inteligência artificial para incrementar as vendas.
A tecnologia permite personalizar a experiência do consumidor, oferecendo em uma tela digital um menu com base em informações como horário e dia da semana, clima, volume de tráfego e popularidade dos produtos. (Em um negócio de grandes volumes e margens pequenas, cada bit de informação faz toda a diferença.)
Inicialmente, o sistema vai começar a ser instalado nos totens digitais disponíveis nos restaurantes com Drive Thru nos Estados Unidos. Se a fila do Drive Thru estiver andando muito devagar, o menu dinâmico poderá sugerir lanches mais simples de preparar, por exemplo.
A aquisição é mais um passo em um processo de digitalização das redes de fast food, que estão investindo fortemente em serviços de delivery e apps que permitem encomendar e pagar pelo lanche previamente e acionar a cozinha assim que o consumidor entra nos restaurantes.
No futuro, o Mc Donald’s vê potencial para que o uso de dados sirva para alimentar toda a cadeia de suprimentos. “No fim das contas, seremos capazes de usar análise preditiva (predictive analytics) — quando começarmos a conectar a cozinha nesse sistema teremos informação em tempo real — até lá atrás, na cadeia de suprimento”, o CEO Steve Easterbrook disse à revista Wired.
“Isso não está nessa tecnologia, mas na medida em que você começa a associar uma demanda do consumidor que é previsível por natureza aos estoques nos restaurantes e nas cozinhas, você pode levar essa informação para a cadeia de suprimentos.”
A tecnologia começou a ser testada em Miami e nos próximos três meses deve chegar a 1000 restaurantes nos EUA. O plano é instalar sistemas nos 14 mil restaurantes dos EUA e expandir internacionalmente.
A Dynamic Yield vai permanecer com uma gestão independente, buscando clientes para além dos arcos dourados. Hoje ela atende Ikea, Sephora, Urban Outfitters, entre outros.
SAIBA MAIS
Burger King coloca wi-fi nas lojas e prepara programa de fidelidade