A aquisição da Mantiqueira pela JBS acaba de botar seu primeiro ovo em pé.

A companhia — a maior fabricante de ovos da América Latina — anunciou a compra da Hickman’s Egg Ranch, uma granja com sede no Arizona que foi praticamente paralisada pela gripe aviária este ano.

A JBS não divulgou o valor da transação, mas pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal que o ativo foi avaliado em pouco mais de US$ 300 milhões.

boopo leandro pinto

Havia outros players no processo competitivo, mas a Mantiqueira passou a negociar com exclusividade nos últimos 40 dias.

Uma empresa familiar fundada em 1944, a Hickman’s tem quatro plantas produtivas e capacidade estática de 10 milhões de galinhas — o que a tornava a maior produtora do sudoeste dos EUA e uma das 20 maiores do país.

Com o surto de gripe aviária, no entanto, a Hickman’s perdeu 95% de suas aves.

Agora vem a reconstrução: a empresa já iniciou o processo de repopular a granja, que irá se estender pelos próximos anos. 60% das galinhas serão criadas soltas — em linha com o diferencial de bem-estar animal da granja brasileira.

Wesley Batista ok

O M&A marca a entrada da Mantiqueira nos EUA  através da recém-criada Mantiqueira USA.

Murilo Scarpa Pinto — filho de Leandro Pinto, o fundador da Mantiqueira — é o CEO da operação, que assim como a JBS USA tem sede em Greeley, no Colorado.

Para os irmãos Batista, o negócio representa uma expansão de sua presença nos EUA e a exposição do portfólio a uma nova proteína.

Maior concorrente da Mantiqueira no Brasil, a Global Eggs também entrou no mercado americano este ano com a aquisição da Hillandale Farms.

A boutique de M&A Stephens assessorou a Hickman’s Egg Ranch na transação. Os advogados foram do Faegre Drinker Biddle & Reath.

O closing é esperado até o final do ano.