A Yum Brands, dona do Taco Bell, KFC e da Pizza Hut, está ampliando seu portfólio com uma hamburgueria ‘gourmet’.
A companhia acaba de anunciar a compra da The Habit Burger, uma rede fundada em 1969 que tem 280 unidades nos Estados Unidos e na China e lidera frequentemente os rankings de melhores hamburguerias dos EUA.
A Yum está pagando US$ 375 milhões pela companhia em cash — um prêmio de 40% sobre a cotação da The Habit em Bolsa.
Um dos planos da Yum é internacionalizar a marca, replicando o modelo das outras bandeiras do grupo, que hoje somam mais de 49 mil lojas em 145 países.
A meta é ambiciosa: multiplicar o tamanho da The Habit por oito, chegando a mais de dois mil restaurantes nos próximos anos.
Trata-se da primeira aquisição da Yum no segmento conhecido na indústria como ‘fast casual’ — um degrau acima do fast food.
Os restaurantes dessa categoria também não oferecem serviço de mesa, mas normalmente usam ingredientes mais frescos e elaborados — uma tendência que vem ganhando espaço com a demanda crescente por comida menos processada.
A transação é ainda o primeiro grande movimento do CEO David Gibbs, que assumiu o comando da empresa há pouco mais de um mês, substituindo Greg Creed, que comandava a companhia desde 2015.
No mercado, uma aquisição por parte da Yum já era ventilada há alguns meses.