O Partido oposicionista grego Syriza ganhou as eleições deste domingo, colocando na liderança do país o líder populista Alexis Tsipras, o homem que pode finalmente tirar a Grécia da zona do euro.

Tsipras prometeu na campanha acabar com a austeridade que a Grécia vive desde que precisou de um cheque de 240 bilhões de euros (720 bilhões de reais) em maio de 2010.billets euro #1

Resta agora ver se ele é uma Dilma, que promete uma coisa e faz outra, ou uma Angela Merkel, que só professa aquilo em que acredita.

No discurso de vitória, agora há pouco, Tsipras disse o seguinte (vejam se reconhecem a ‘vibe’): “Hoje foi derrotada a Grécia das elites, dos oligarcas e dos anti-democratas. Hoje venceu a Grécia que trabalha. Nossa vitória é uma vitória para todas as pessoas da Europa lutando contra a austeridade que está destruindo nosso futuro.”

Ele também disse que “o Governo grego está pronto para negociar com nossos credores uma solução mutuamente aceitável.” O tempo dirá se esta solução existe.

O líder do Partido Comunista Grego, Dimitris Koutsoumbas, diz que o partido Syriza vende “falsa esperança”.  O desemprego entre os jovens gregos está em 50%, e o País precisa renovar no mês que vem o programa de apoio que lhe foi dado pela Europa, caso contrário, o dinheiro do Tesouro grego se esgota até julho.

Vai ser uma segunda-feira interessante nos mercados.