A Visio.ai — uma startup que usa inteligência artificial para aumentar a rentabilidade de franquias — acaba de levantar sua primeira rodada, colocando R$ 12 milhões no caixa para acelerar sua expansão.

A captação foi liderada pela DGF Investimentos e teve a participação da Alexia Ventures e da Scale-Up Ventures. 

Boopo Matheus Falleiros FloresA Visio.ai foi fundada em 2021 e começou a operar nas 26 lojas de um de seus fundadores, David Stanquini Junior. De lá para cá, conquistou mais de 150 clientes, todos franqueados do Subway e do Bob’s.

A proposta de valor é fácil de entender. O sistema da startup tem conseguido reduzir em 20% o custo da mercadoria vendida (CMV), aumentando a rentabilidade da operação e reduzindo o payback médio das lojas de 36 para 25 meses. 

O sistema também consegue otimizar o tempo dos funcionários, liberando-os para outras atividades e aumentando a eficiência da operação. A startup diz que gera, em média, uma economia de 40 horas por mês no tempo trabalhado da equipe. 

A Visio.ai funciona de duas formas: ela captura dados de imagens de câmeras colocadas nas lojas usando visão computacional, e cruza com dados dos sistemas de ERP. Depois, usa algoritmos de inteligência artificial para analisar e sintetizar as informações — gerando insights para os franqueados. 

“Para melhorar a operação das lojas é preciso ajudar a priorizar o dia-a-dia e a capacitar o time. E para isso tenho que entender exatamente o que está acontecendo e como dar uma proposta mais personalizada para o time,” Matheus Falleiros Flores, o outro fundador e CEO, disse ao Brazil Journal. 

O time de fundadores inclui ainda Gabriel Flores, irmão de Matheus e um ex-analista da Alvarez & Marsal, e Gustavo Tamanaka, um engenheiro mecânico que estudou com Matheus na UFSCar. 

A Visio.ai surgiu dentro de outro negócio de Matheus e Gustavo, a SF Lab, uma espécie de software house que começou fazendo sistemas para evitar que carros fossem hackeados. Entre outras aplicações, ela fez um software para monitorar os sensores da usina de Belo Monte e um sistema de monitoramento de efluentes das indústrias. 

“Num desses projetos eu conheci o David, que também ‘coda’ desde criança, mas que tem experiência em tocar lojas, porque sua família tem padarias, postos e franquias. Começamos a estudar juntos esse problema das lojas e fomos nos apaixonando pelo tema,” disse Matheus.

O sistema da Visio.ai consegue analisar, por exemplo, a escala dos funcionários, identificando ganhos na operação com ajustes nos horários de abertura ou fechamento das lojas. 

Com as imagens da câmera, o sistema também consegue gerar insights sobre a padronização da montagem dos sanduíches do Subway. 

“Às vezes você vê que está saindo muito molho porque o bico do molho está desajustado, ou porque o funcionário não teve o treinamento certo. A imagem te dá essa visibilidade e apenas com essa mudança pequena é possível ter uma redução importante do CMV,” disse Matheus.

Com a capitalização, o plano da startup é chegar a 1.200 franqueados-clientes até o final de 2025, o que vai demandar uma expansão do time comercial e de marketing — que hoje é quase inexistente. 

“Mas nosso maior objetivo é aprimorar o produto, porque resolvendo os problemas dos clientes o crescimento é consequência,” disse o CEO. 

Segundo ele, o produto já é bom hoje, mas está aquém do potencial. 

“Queremos consolidar mais partes da operação da loja. Hoje, estamos focados na produção dos alimentos e no treinamento da equipe da loja, mas também podemos ajudar com a compra e recebimento dos insumos e o controle de estoque, por exemplo.”

O empreendedor disse que nas últimas décadas a operação das lojas físicas saiu de uma gestão baseada no papel para uma gestão baseada em software

“Agora vamos sair do software para os softwares assistidos por AI.”