A Vibra rejeitou a oferta da Eneva em termos duros, dizendo que a proposta tem uma “relação de troca injustificável” e que os termos propostos “não possuem qualquer atratividade” para seus acionistas.

A empresa comunicou a resposta em um fato relevante divulgado após o fechamento do mercado desta terça-feira.

“As potenciais sinergias indicadas na Proposta precisam ser aprofundadas e foram, em grande medida, baseadas na solidez da nossa própria estrutura de capital e base única de clientes”, escreveu a Vibra no comunicado que rejeitou a proposta.

Mas a Vibra não fechou totalmente a porta para a transação, dizendo que é preciso discutir o modelo de governança pretendido, “caso a combinação de negócios venha eventualmente a ser consumada”.

A empresa completa que estará atenta para uma nova proposta da Eneva, mas que ela precisa “melhorar significativamente os termos apresentados” e dar mais detalhes sobre a operação.

Na noite de domingo, a Eneva propôs uma fusão que avaliaria ambas as empresas ao mesmo valor de mercado — implicando um prêmio substancial para a Eneva. No fechamento de sexta-feira, a Eneva valia R$ 20,7 bilhões; a Vibra, R$ 25,9 bilhões.

De lá para cá, ambas as empresas perderam valor na Bolsa, e a proposta recebeu críticas pesadas – especialmente dos minoritários da Vibra, como a Squadra.