A Via Varejo vai anunciar hoje Helisson Lemos como seu chief digital officer, trazendo a bordo um executivo que trabalhou 17 anos no Mercado Livre para liderar sua transformação digital, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal.
 
Há dois anos COO da Movile, a holding que controla o iFood, Lemos já está se desligando da empresa e vai começar na dona do Ponto Frio e das Casas Bahia nos próximos dez dias.
 
Para mostrar que é séria em seu propósito de transformação digital, a Via Varejo vai colocar toda a área de recursos humanos se reportando diretamente a Lemos.
 
O namoro entre a Via Varejo e o executivo começou há cerca de 40 dias quando Roberto Fulcherberguer, então na espera para se tornar o CEO da Via Varejo, ligou para Lemos e o abordou diretamente, segundo as fontes.
 
Fulcherberguer vendeu sua visão de que a profunda expertise da Via Varejo em lojas físicas precisa ser complementada por uma visão igualmente robusta de estratégia digital, e que esta combinação mudaria a empresa de patamar.
 
Lemos começou sua carreira no Mercado Livre em 2001 como gerente de marketing.  Em 2008, passou a liderar toda a área de marketing e vendas e, de meados de 2010 a maio de 2017, foi o country head do Brasil, responsável por toda a operação no País.
 
Além da contratação do executivo, a Via Varejo também terá três novos conselheiros em breve.  
 
A família Klein, que detém 27,7% da companhia, deve indicar Marcel Cecchi, diretor de finanças do Grupo CB, a holding da família, e Raphael Klein, que já foi o principal executivo das Casas Bahia e já foi chairman da empresa.
 
Fundos administrados pela XP Investimentos, que hoje possuem 6,4% da companhia, vão indicar Rogério Calderón, um executivo financeiro veterano que, entre outros cargos, já foi o diretor de controladoria e relações com investidores do Itaú Unibanco.   Os mesmos fundos já instalaram Calderón no conselho da Qualicorp.
 
Segundo a Agência Estado, que antecipou as indicações, a formalização dos nomes ocorrerá na próxima reunião do conselho de administração, marcada para o dia 23.