Frank Geyer Abubakir – que controla a Unipar Carbocloro por meio de sua holding Vila Velha Participações – está deixando a posição de executive chairman depois de quinze anos.
O novo chairman da Unipar será Bruno Uchino, que já faz parte do conselho da companhia desde 2017 e já assessorou a Unipar em diversas transações por meio de sua Essentia Partners. A boutique de M&A trabalhou, por exemplo, nas duas joint ventures que a Unipar criou no setor de energia renovável.
Antes de fundar a Essentia – da qual vai se desligar para se dedicar 100% à Unipar – Bruno foi sócio da Olimpia Partners, da G5 e do escritório Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados.
“É uma continuidade do processo de sucessão,” Frank disse ao Brazil Journal. “Vou continuar fazendo meu papel cultural e estratégico do ponto de vista da companhia. Não preciso estar na presidência do conselho para guiar a empresa.”
A transição no conselho coincide com o melhor momento operacional – e o maior valor de mercado – da história da Unipar, e vem no momento em que a petroquímica analisa oportunidades de crescimento, incluindo potenciais expansões na América do Sul, Europa e projetos greenfield nos Estados Unidos.
Depois de dobrar seu faturamento nos últimos quatro anos, chegando a R$ 6,5 bi, a Unipar quer dobrar mais uma vez nos próximos dez anos.
Como parte da mudança, o novo chairman vai receber um pacote de ações da Unipar além de uma remuneração fixa. Já o CEO Maurício Russomanno passará a ter uma remuneração variável em ações (além do bônus) atrelada à geração de novos negócios para a empresa.
Esses novos negócios podem ser tanto M&As quanto a abertura de uma planta numa região que ainda não estava nos planos da empresa.
“A ideia é criar um ponto de equilíbrio,” disse Frank. “O Maurício vai ter interesse em trazer novos negócios que vão ajudar a empresa a crescer, e o Bruno, como acionista, vai ter interesse que esses novos negócios tragam resultado.”
A transição no conselho coincide com outra – dentro da família Geyer Abubakir. A suplente de Bruno no conselho será Maria Cecília Abubakir, a filha de Frank que acaba de completar 18 anos. Sua outra filha, Maria Carolina, vai ser eleita presidente do Vila Velha Participações.