Numa parceria que vai levar marcas brasileiras para as gôndolas dos supermercados da China, a Sete Partners, uma consultoria brasileira com experiência em mercados complexos, acaba de criar uma joint venture com a Tianjin Food, uma gigante chinesa de distribuição de alimentos. 

A JV – nomeada Tianjin Food Sete – vai fazer a ponte entre fabricantes brasileiros de produtos como sucos naturais, açaí e cosméticos sustentáveis e o consumidor chinês, explorando a imagem da sustentabilidade da agropecuária brasileira e das riquezas naturais da Amazônia.  

IMG 1598“Hoje as exportações brasileiras para a China são muito comoditizadas,” André Skaf, o sócio da Sete, disse ao Brazil Journal. “Queremos mudar isso. Vemos uma oportunidade enorme para que empresas que hoje não conseguem acessar o mercado chinês comecem a vender os seus produtos por lá – e com as suas marcas próprias.”

André tem reunião marcada com os seus sócios na China em novembro. Na pauta, a aprovação do plano de negócios para o próximo ano. As primeiras exportações já devem ser feitas em janeiro. 

“Já temos alguns acordos assinados com empresas brasileiras, mas ainda não podemos divulgar os nomes,” disse André. 

Um memorando de intenções entre as empresas havia sido assinado em março, durante a visita da delegação do governo brasileiro ao país asiático. De lá para cá foi preciso vencer os obstáculos burocráticos para constituir a JV com a estatal chinesa.  

A Tianjin Food Sete planeja investir cerca de US$1 bilhão nos próximos anos, colocando dinheiro nos fornecedores brasileiros para que eles aumentem sua competitividade e aplicando recursos em logística de armazenamento e transporte das mercadorias. 

“Vamos vender o ‘Brazilian lifestyle’ de produtos naturais e de alta qualidade,” disse André. “Hoje são raríssimas as marcas brasileiras que estão nos supermercados da China.” 

A Sete Partners abriu negociações com os chineses há três anos. A JV com a Tianjin contará com toda a estrutura operacional de uma das maiores companhias chinesas na produção e distribuição de alimentos. 

O grupo chinês administra mais de 1.000 pontos de vendas próprios, além de distribuir suas mercadorias para 100.000 varejistas.

Com acesso ao custo de capital mais baixo na China, a JV, com sede na cidade de Tianjin, vai apoiar financeiramente os fornecedores brasileiros com linhas customizadas de capital de giro.

Está em análise também a possibilidade de fechar as transações diretamente de reais para yuans, contornando o dólar.

Na viagem da delegação brasileira em março, a Sete Partners fechou também parcerias com a fabricante de máquinas Sinomec. 

A Sete também tem atuação no Oriente Médio. Em agosto, durante a visita ao Brasil da delegação saudita, prestou consultoria para 12 dos 25 acordos bilaterais assinados.