O prospecto do IPO do Uber é um calhamaço de mais de 300 páginas, mas um leitor do Financial Times resumiu tudo em uma dúzia de parágrafos – botando o dedo na ferida do que considera as contradições do modelo de negócio.

O comentário viralizou no Twitter, onde já foi compartilhado mais de 3,5 mil vezes.

Abaixo, nossa tradução livre:

Versão abreviada do prospecto

Nós não ganhamos dinheiro.

Nós provavelmente nunca vamos ganhar dinheiro.

Nosso negócio atual se baseia em nossos acionistas financiarem corridas baratas na esperança de que os reguladores nos deixem virar um monopólio e cobrar o que bem entendemos, mas os reguladores não estão ajudando.

Por isso, nós gastamos (ainda) mais dinheiro expandindo para outros serviços de margem baixa e altamente competitivos, como entrega de comida ou transporte por caminhões, apesar de vários especialistas em logística dizerem que ganhar dinheiro nesses segmentos também não é tão óbvio.

Esperamos que no futuro haja carros sem motoristas e que possamos então ganhar dinheiro, mas há outras pessoas desenvolvendo esse tipo de carro também.

Nós irritamos muitos reguladores, por isso temos muitas disputas e problemas com eles.

Nós não pagamos muitos impostos e fazemos um planejamento tributário bem agressivo, de forma que temos várias disputas e problemas com o Fisco.

Não empregamos ninguém (ou pelo menos dizemos que não), mas, na prática, temos muitos empregados, e por isso temos várias disputas e problemas com os tribunais do trabalho.

Não temos muitos ativos porque conseguimos convencer nossos motoristas a usar seus próprios carros.

Nós temos um app, mas outras companhias de táxis também têm apps.

Os atuais investidores querem uma saída e por isso esperamos que você compre algumas ações de qualquer forma, porque você já ouviu falar da gente e também porque precisamos de dinheiro para financiar um negócio que não faz dinheiro.

Estamos expandindo para outras linhas de negócio que não fazem dinheiro e precisamos de dinheiro para financiá-las.

Nós somos muito grandes e você já ouviu falar da gente. Além do mais, dizemos que somos ‘tech disruptors’, por isso não se preocupe com o fato de que nós não ganhamos dinheiro, tudo vai ficar bem porque você será um investidor do Uber.