Neste momento em que a esquerda é satanizada, a direita é demonizada, e quem não toma partido – o ‘isentão’–  também é mandado pro inferno, a rádio CBN lançou uma campanha corajosa contra a polarização da política.

Com uma fotografia que lembra o filme Jogos Vorazes, o filme mostra pessoas sendo executadas sumariamente em praça pública por se posicionarem contra e a favor do aborto, das cotas, da liberação das drogas e outros temas que têm pautado o debate eleitoral. E termina com a frase: “Precisamos aprender a discordar.”

A campanha é assinada pela agência EnergyBBDO e marca o novo posicionamento institucional da emissora das Organizações Globo: “CBN Plural. Vários pontos de vista. Pelo diálogo.”

“O filme é uma metáfora dramática, com a mensagem final de que precisamos aprender a dialogar, a discordar e a aceitar os diversos pontos de vista”, diz Ricardo Gandour, o diretor executivo da CBN.

Postado na tarde de ontem, o filme já foi visto por mais de 75 mil pessoas no Facebook e 8,8 mil no Youtube. A peça será veiculada também nos canais fechados da Globosat e durante a Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo.

No admirável mundo dos comentários das redes sociais, a repercussão da campanha é a melhor prova de que o filme capturou o zeitgeist:  direita e esquerda acusam a emissora de fazer terror contra quem expressa opinião, e de igualar o seu ponto de vista à barbárie do adversário. Ainda assim, há mais elogios do que críticas – vindos talvez daqueles que preferem não tomar partido.

Para Gandour, a informação precisa tem mais valor hoje do que nunca.   “A campanha está sendo definida por fake news e a imprensa profissional tem sido alvo de ataques dos dois lados, mas o jornalismo profissional é fundamental para o debate. A gente não publica ou replica notícia sem checar. Precisamos assumir esse protagonismo sem medo.”

Abaixo, o vídeo da campanha: