Nicola Calicchio, um dos executivos mais sêniores da McKinsey até deixar a firma em fevereiro, será o ‘chief strategy officer’ do Softbank International — liderando a estruturação de investimentos estratégicos na América Latina. 

11488 9a3f5ff0 e6b1 f042 daa1 401b99d93a0aEle começa no novo cargo em 1 de julho e vai se reportar a Marcelo Claure, CEO do Softbank International e COO do Softbank Corp.

Nicola disse ao Brazil Journal que foi atraído pelo poder de fogo do Softbank e pela possibilidade de conectar as mais de 200 empresas do portfólio do Vision Fund com o Brasil e a América Latina.

“Enquanto muitos investidores focam na Ásia, o Softbank reconheceu o oceano de oportunidade que existe na América Latina,” disse Nicola. “Dá pra melhorar a vida de centenas de milhões de pessoas e gerar retorno pro investidor ao mesmo tempo.”

Um nicho particular: fazer parcerias com empresas da velha economia que se beneficiariam muito de uma transformação digital mas não têm o know-how para fazê-lo. “Dá pra fazer muita coisa com tíquetes grandes, com ou sem tomar o controle da companhia — e a beleza é que o Softbank é muito flexível em relação a isso.”  

Um veterano de quase 30 anos da McKinsey, Nicola trabalhou em diversos processos de M&A bem como turnarounds complexos, e foi o primeiro latino-americano a ser nomeado co-chairman do Global Client Council da consultoria.

O anúncio vem dois meses depois do Softbank contratar Alex Szapiro, o ex-country manager da Amazon no Brasil, para liderar a operação brasileira do Softbank Latin America Fund.